Universidade Corporativa: por onde começar?


Olá, tudo bem? Agora, quero entrar com você em um papo mais prático sobre a implantação da Universidade Corporativa aí na sua empresa. A primeira pergunta que você deve estar se fazendo é “Dani, por onde começar?”. O passo inicial é identificar se é preciso desenvolver pessoas. Se não precisa, ok, tranquilo! Mas se precisa, então, veja quem são essas pessoas que você precisa desenvolver. São os seus colaboradores? Os seus fornecedores? Clientes? A comunidade em geral? Seus parceiros de negócio?

Feito isso, em seguida, analise o que você precisa desenvolver nessas pessoas. São questões técnicas e comportamentais? Procedimentos? Padronização? Depois, veja quais dados você tem sobre elas: a idade, o nível de escolaridade, fluência digital… Outra pergunta importante antes de avançarmos é ter em mente o que você espera no final, quais resultados deseja alcançar.

Aumentar a produtividade? Sair à frente da sua concorrência? Reduzir perdas? Aumentar a satisfação dos seus clientes? Respondidas essas perguntas iniciais, então a gente já vai entrar um pouquinho mais adiante. Agora, vou falar com você sobre modalidades de ensino e quais mais se encaixam com o perfil de treinando que você tem: é modalidade presencial, a distância ou é um híbrido, um pouquinho de cada coisa?

Vamos supor que você vai seguir para a linha mais presencial. Ótimo, você já tem facilitadores? Quais são os recursos de aprendizado que mais se adequam a necessidade do seu treinando? Ele é mais visual ou mais auditivo e cinestésico? Ou você vai fazer um misto e colocar alguns vídeos atreladas à sua aula presencial? Complementar com alguns podcasts e atividades práticas? E aí, o que você vai fazer?

Bom, agora vamos imaginar que o melhor é uma modalidade a distância. As perguntas são outras… Ele tem fluência digital? Vai saber utilizar bem os recursos? Você já tem uma plataforma LMS para te ajudar na operacionalização desse aprendizado? Vai trabalhar com vídeos e recursos multimídias? Podcasts? Já tem tudo mapeado? Se sim, perfeito!

Ah! E o modelo híbrido, como vai ser? Quantos por cento presencial e quantos por cento a distância? Vai começar com um nivelamento a distância e depois vai para um aprofundamento presencial? Como vai fazer? São muitas perguntas, né? Eu sei… Fique tranquilo que nos próximos textos vamos explicando detalhe por detalhe de tudo que estamos falando aqui, ok?

Muito bem, então! Definida uma das metodologias acima e objetos de aprendizagem, podemos começar a pensar na avaliação. Você pensou em fazer uma avaliação antes de iniciar esse processo de ensino-aprendizado? E por quê? Porque é interessante você saber o quanto o seu colaborador minimamente sabe sobre aquele determinado assunto. É bom a gente começar a pensar nisso. Vai ser muito válido para você, combinado?

Bom, aconteceu o programa de formação, no final, como é a avaliação? Vai aplicar uma avaliação de conhecimento logo ali no término? Uma avaliação 30 dias depois para verificar o quanto daquele conhecimento foi verdadeiramente absorvido? Como que você vai medir isso? Vai fazer também uma avaliação de reação? Acho que é bem-vinda! Ainda vamos falar sobre níveis de avaliação… Gosto muito de repetir isso, porque é importante você medir esse conhecimento. Vale a pena também aplicar uma avaliação de reação.

Mas e aí, no final disso tudo, qual foi a apuração? O resultado que você esperava atingir lá no início de fato aconteceu? Você aumentou sua produtividade? O nível de satisfação do seu cliente? Reduziu as perdas de produção? Atingiu esse resultado? Sim ou não? Aí vai um processo de análise para saber quanto deve se aperfeiçoar da próxima vez, ou quais itens deve corrigir para ter um resultado mais satisfatório, ok? A gente se vê no próximo encontro. Até mais.

Você também pode conferir esse material em vídeo:

2 thoughts on “Universidade Corporativa: por onde começar?

  1. Olá, tudo bem? Gostei muito do conteúdo. Vocês ainda estão disponibilizando o fluxo de soluções, caso sim, poderiam me enviar por e-mail ou atarvés do link deste artigo. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.