Objetos de Aprendizagem: PowerPoint

Olá, tudo bem? Hoje, a gente vai falar de mais um objeto de aprendizagem: as apresentações em PowerPoint! Esse recurso da Microsoft pode ser utilizado tanto na modalidade de ensino a distância, para a gravação de uma videoaula, de um webinar ou uma live que você for fazer; como também na modalidade de ensino presencial, onde normalmente ele é mais usado.

O objetivo das apresentações em PowerPoint é deixar a apresentação mais dinâmica, visual e atrativa. É despertar o interesse do treinando! Então, a gente tem que carregar de imagens e outros recursos complementares como vídeos, gráficos etc. Enfim, é para que a gente possa realmente deixar a informação leve, e que as pessoas sintam necessidade de olhar para aquela apresentação.

Nada de expor muito texto, informação ou ficar lendo o PowerPoint. Isso já era! O que a gente tem que fazer é tornar a apresentação mais atrativa. Ao atuar no ensino presencial, por exemplo, você pode imprimir os slides com campos de anotações disponíveis para o treinando, para que ele possa fazer alguma observação conforme você for repassando as informações.

Bom, então, minha dica é: vai utilizar a apresentação em PowerPoint como objeto de aprendizagem? Legal, mas faça isso com a marca da sua empresa, com um padrão visual aprovado por ela, com imagens, ilustrações e outros recursos que não sejam apenas texto. Deixe o texto somente para reforço, para marcação. Na modalidade de ensino presencial, não deixe de imprimir os slides para que o treinando possa fazer as anotações e reforçar ainda mais o conteúdo, conforme o entendimento dele, tá? E explore mesmo esse recurso que está disponível para todo mundo e que pode favorecer muito o processo de ensino-aprendizagem da sua Universidade Corporativa. A gente se vê no próximo encontro, tchau!

Você também pode conferir esse conteúdo por aqui: