Quer implantar uma Universidade Corporativa na sua empresa?

E aí, tudo bem? A gente já está conceitualizando há algum tempo sobre Universidade Corporativa e a sua importância. Acho que você já entendeu aí um pouco da real necessidade que o seu negócio tem de difundir o conhecimento para todos os níveis da sua companhia e para toda a cadeia de valor. Agora, entrando no processo mais prático, quero te mostrar como que a gente pode começar esse processo de implantação na sua empresa.

Olha só, a implantação de uma UC, de uma forma muito resumida, se divide em quatro fases. A primeira fase é fazer um alinhamento estratégico, ou seja, juntar todas as pessoas decisivas do seu negócio e verificar o que é preciso trabalhar de competência, entendendo os objetivos do negócio e estratégias para o futuro. Esse alinhamento é, com certeza, uma das fases mais importantes que a gente tem nesse processo, seguida da segunda que é mapear as competências, que é de fato é colocar em uma relação o que eu preciso difundir e aprimorar no meu negócio. Quero sair à frente da concorrência e aumentar minha produtividade? Vender mais? São todos pontos a serem pensados aqui.

Na terceira fase entramos no processo de validação dos Sistemas de Educação Corporativa (SEC), ou seja, vamos validar, colocar isso no papel e criar um sistema de um projeto aonde eu tenho a definição muito clara dos papéis de cada um dentro desse negócio: os patrocinadores, quem vai ajudar na condução de sistema e tudo mais. E a quarta, e última fase é a definição das escolas dessa Universidade Corporativa. Ou seja, vou trabalhar, por exemplo, em uma escola mais institucional, voltada à Cidadania;  de vendas; de liderança… A questão é entender como dividir os grupos para que eu possa ter um trabalho mais efetivo e um resultado mais concreto no final, ok?

Então, focando na terceira fase, que como vimos é a validação do sistema de educação corporativa, eu preciso:

– Definir como que o sistema vai cumprir o seu papel a sua missão;

– Qual será o direcionamento das suas ações, como é que eu vou ter que fazer;

– Qual a metodologia de ensino que eu vou usar;

– Quais os níveis de avaliação e os resultados que eu desejo no final;

– Quais são os recursos que eu vou precisar;

– Quem são as pessoas que vão estar à frente disso;

E aí, a quarta fase na quarta fase, qual seja, o sistema de educação corporativa, dividimos tudo isso em escolas, em frente de trabalho. Isso quer dizer identificar quais são os caminhos que eu vou, como falamos, uma escola de liderança, de negócios, de vendas, institucional, enfim, definir estrategicamente quais as escolas vão facilitar o desenvolvimento do meu negócio.

Outro ponto importantíssimo é saber quem é o seu público-alvo. Então, estrategicamente é essencial você desenvolver os seus fornecedores e os seus clientes, seus colaboradores e os seus parceiros de negócios, a comunidade em torno da sua empresa… quem que você vai desenvolver? Quem você vai trabalhar nesse primeiro momento? Quais são os produtos e os serviços que você vai trabalhar? Tudo estará dentro de quais programas? Por exemplo, um programa de bem-estar, de líderes cem por cento, de vendas etc.

E qual é o formato, a metodologia e os recursos de aprendizagem que você vai usar para poder definir melhor a sua escola e os recursos de aprendizagem? Tudo isso são questões fundamentais para serem definidas antes da gente começar a trabalhar.  Colocar no papel um projeto realmente de implantação de sistema de educação corporativa, tá, lembrando e retomando em quatro fases: alinhamento estratégico, mapeamento das competências, o projeto de sistema de educação corporativa, e as subdivisões através das escolas, combinado? Até mais!

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