Quer ser um conteudista?

E aí, tudo bem? Que bom ter você aqui de volta! Olha só, a gente já falou nos encontros anteriores sobre a implantação efetiva de um processo de educação corporativa, e em um dos quadros que eu apresentei, tinha que ser relacionado o público-alvo, o produto que você quer difundir, o formato e tudo mais. Agora, quero entrar com você em algo mais prático: a estratégia de elaboração de conteúdos didáticos.

Como é que se elabora esse conteúdo? Bom, o primeiro passo, como a gente já falou, é conhecer o conteudista, ou seja, aquele que detém o conhecimento. Então, faz aí uma varredura na sua empresa e vamos supor que você queira falar sobre vendas. O seu gerente de vendas, por exemplo, teria um bom conteudista? Ele, tecnicamente, tem as informações necessárias que você precisa para multiplicar para os demais vendedores? Vamos supor que sim. Então, ele vai ser o nosso conteudista! Se não for, a gente vai buscar outra pessoa na empresa ou, então, algum profissional ou parceiro de negócio que você tenha aí na frente, ok?

Bom, mas vamos continuar com o exemplo de que o teu gerente comercial é a pessoa que detém um conhecimento legal. Então, é ele que vai multiplicar tudo o que sabe para os demais colegas de trabalho. Definido quem é essa pessoa, o próximo passo é a gente planejar o conteúdo, o que precisa ser ensinado. Por exemplo, o que precisa ser ensinado é que nos próximos meses a empresa vai lançar um novo produto que deverá ser compreendido em todas as suas características, para que ele possa vender esse produto. Afinal de contas, só vende quem conhece bem o produto, não é mesmo?

Então, como é que eu vou planejar esse conteúdo? O que eu preciso ensinar? Ah, preciso falar tecnicamente do produto, sobre a estratégia de venda, política de preço, objeções, enfim, vamos planejar o conteúdo! O próximo passo é a gente pesquisar, selecionar e organizar todo este conteúdo. E como é que eu faço isso? Se eu tenho que falar sobre o produto, eu, como gerente de vendas, tenho conhecimento pleno sobre o produto? Não, eu não tenho. Então eu vou pesquisar junto à equipe de desenvolvimento de inovação, de tecnologia, sobre esse produto. Ó, me fala dele, para o que ele serve? Quais são as características? Quais são os benefícios? Quanto tempo demora para implantar? Então, vou buscar informações sobre isso, trabalhar a organização de toda a política de vendas, como tratar objeções, prazo de entrega, formato de implantação… Enfim, vou pesquisar e reunir todas as informações para isso, legal?

O passo seguinte é definir o prazo e condições para desenvolver e construir todo este conteúdo. Olha, gerente de vendas, tudo isso você vai ter, sei lá, dois meses para colocar no papel, e as condições são: a gente vai fazer um híbrido, então, algumas frentes eu vou fazer presencial, porque tenho condições de levá-lo até as filiais próximas, mas nas filiais mais distantes a gente vai fazer a distância. Nesse caso, vamos fazer uma webconferência, webinar, lives, enfim, tudo que for possível para disseminar esse conhecimento. Então, estruture toda a sua informação para essa metodologia híbrida, ok?

Outra coisa importante para você, gerente comercial, é indicar métodos de avaliação. Vamos fazer uma avaliação de mercado antes, com todos os treinandos; e uma avaliação depois, pós-treinamento. Então, a gente vai fazer uma avaliação de conhecimento logo que acabar o treinamento e uma avaliação de aplicabilidade, 30 a 45 dias depois para a gente sentir um pouco qual foi a prática desse conhecimento. Aí, a gente vai partir mesmo para a aplicação do conteúdo e disseminação desse conhecimento. Vamos fazer todo um plano de lançamento de divulgação de aflorar a curiosidade dos treinados para, de fato, a gente iniciar esse treinamento com o apoio do gerente de vendas para isso tudo.

Olha só, recapitulando, definido o conteudista, a gente planeja o conteúdo, pesquisa, organiza todas as informações que a gente quer repassar, define os prazos e condições para isso, faz o mapeamento dos melhores métodos de avaliação, vê aquele que se enquadra melhor ao perfil do público e parte aí para a aplicação de todo esse conteúdo na prática. Isso é um pouquinho do que a gente tem que começar a fazer para pôr a mão na massa e, no próximo encontro, eu vou falar um pouquinho mais com você sobre a Matriz Educacional que vai te ajudar a organizar melhor todo esse conteúdo a ser disseminado. A gente se vê!

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