O onboarding é uma etapa crucial para a percepção e compreensão de um novo membro na equipe do seu negócio. Logo, não há outra saída além de desenvolver um processo de integração eficiente, com informações claras e, principalmente, objetivas sobre a cultura da empresa.
Descubra, nos próximos tópicos, como introduzir e reforçar esse assunto de uma maneira leve e agradável!
Introduza a cultura da empresa no processo de seleção
Moldar a cultura da empresa na mente de um colaborador é uma tarefa que requer tempo. Inclusive, é comum que os recrutadores se sintam apreensivos ou em dúvida se um candidato vai se encaixar em um novo espaço de trabalho.
Embora estejamos tratando da apresentação na cultura no onboarding, o primeiro contato de um futuro funcionário com a sua equipe pode acontecer no processo seletivo. Claro, desde que exista uma organização estratégica por trás disso.
Compartilhe informações iniciais aos candidatos
Que tal, nesse momento, já adiantar algumas informações relacionadas a cultura da sua empresa? Experimente, nesse primeiro momento, abordar algumas questões sobre a missão e os princípios. Lembre-se de que, como este é um contato inicial, as informações precisam ser levadas ao candidato de forma breve e introdutória.
Uma boa sugestão é inserir perguntas discursivas em um formulário ou até mesmo citar nas entrevistas o comportamento da sua empresa, de forma mais geral. Se possível, vale encaixar trechos e afirmações que condizem com a cultura também na descrição da vaga.
Aqui, o foco é tirar o máximo de proveito do tempo de recrutamento e seleção, especialmente durante as fases finais dos processos. Sem falar que isso ajuda os gestores e profissionais de Recursos Humanos a fazer uma seleção ainda mais precisa para encontrar novos talentos.
Crie estratégias para o onboarding do início ao fim
Agora sim, chegamos no momento do onboarding propriamente dito. Desde o dia da chegada dos colaboradores no novo trabalho, eles vão passar por alguns dias ou semanas de treinamento para aprender mais sobre a empresa, equipe e o dia a dia do ambiente corporativo.
Independentemente do funcionário estar trabalhando a partir de um regime remoto ou presencial, os primeiros dias são imprescindíveis para a integração do indivíduo recém-chegado por parte do time.
Mantenha os canais de comunicação ativos
Há fortes chances de que surjam dúvidas sobre assuntos relacionados ao cargo neste momento, seja sobre normas da empresa, horários ou reuniões. Por isso, é fundamental estar com todos os canais de comunicação disponíveis aos novos colaboradores.
Essa é uma maneira interessante de garantir que todas as suas dúvidas sobre a cultura da empresa sejam sanadas o quanto antes, além de fazê-lo sentir mais confortável.
Por esta razão, é recomendado ter, pelo menos, um membro realizando o acompanhamento do onboarding. Sempre que possível, é válido checar a existência de dúvidas e se todas as formas de contato estão funcionando adequadamente, principalmente o e-mail.
Apresente as normas da empresa
Toda empresa tem suas regras e as pessoas que trabalham dentro dela devem respeitá-las. Esse é um acordo que costuma ser firmado logo após a assinatura do contrato dos funcionários e deve ser mantido desde então.
Além disso, certas informações como benefícios, atitudes, valores e expectativas também devem ser mencionadas no onboarding, tanto de forma oral quanto escrita.
Se o colaborador for iniciar a jornada de trabalho presencial, o que acha de uma tour pelo escritório? Esse tipo de interação pode trazer conforto ao funcionário e ainda cooperar com as interações entre os colegas. Esse breve passeio facilita a compreensão a todas as áreas do espaço.
Mas se o trabalho ocorrer remotamente, experimente reunir o maior número de membros do time possível, incluindo gestores e coordenadores, em uma vídeo chamada. Essa prática permite que todos deem as boas-vindas, conversem e compartilhem, brevemente, como é ocupar tal cargo na empresa.
Explique os recursos da empresa aos colaboradores
Os encontros de onboarding envolvem a reunião de muitas informações para um colaborador. Para reduzir ao máximo as possíveis dúvidas que os colaboradores tenham, opte por criar conteúdo, como slides e vídeos, explicando determinadas informações que sejam complexas ou extensas.
Por exemplo, os recursos da companhia. Será que todos os membros se lembram precisamente dessas informações? Se esse não for o caso da sua empresa, vale a pena considerar montar um arquivo completo com dados detalhados.
Um manual organizado por temas, tópicos e assuntos específicos pode evitar que os gestores responsáveis pelo onboarding se esqueçam de detalhes que fazem a diferença.
Dessa forma, a apresentação da cultura no onboarding se torna mais efetiva. Isto é, tendo em vista que isso reduz as possibilidades de criação de lacunas ou ocorrência de falhas na comunicação com os novos membros na empresa.
Permita que os colaboradores façam perguntas
Toda dúvida é válida quando se diz respeito à apresentação da cultura da empresa no onboarding. Esse momento inclui tantas etapas e costuma ser intenso, a depender da empresa e da organização dos horários. Estamos nos referindo a uma série de encontros de orientações com um objetivo, tornar um indivíduo ciente e alinhado a essa cultura.
Logo, é muito provável que dúvidas aparecem a todo instante, seja no início, meio, fim, ou até mesmo após o término do onboarding. Mesmo que os funcionários não façam perguntas, estimule-os desenvolvendo atividades interativas, como games, que os façam refletir sobre algum assunto que não ficou claro o suficiente.
Se houver tempo, elabore uma lista com perguntas frequentes que podem ocorrer nesse momento. E, se possível, tome como inspiração o que foi perguntado pelos colaboradores que já passaram pelos processos de onboarding anteriores.
É essencial mostrar aos novos candidatos que suas perguntas também colaboram com a construção da cultura da empresa. Por exemplo, seja para entender de perto a reação deles diante o onboarding e aperfeiçoar o processo de onboarding existente.
Com isso, os membros recém-chegados poderão interagir com os colegas com mais facilidade.
Impulsione a cultura empresarial no onboarding
Como podemos ver, a apresentação da cultura da empresa no onboarding demanda uma série de pequenas intervenções, que contam bastante para as pessoas entenderem a missão, as perspectivas, atitudes e os valores do seu negócio.
De fato, uma introdução eficaz a esses assuntos levará mais tempo do que o esperado pelos gestores de RH. Na prática, isso não é um problema.
Na verdade, essa característica permite que as empresas fortaleçam e destaquem sua cultura em outros momentos de forma constante, como treinamentos e reuniões periódicas, sempre estimulando o engajamento coletivo.
Mas, você, profissional, não precisa lidar com tudo isso por conta própria. Sabemos que um onboarding que transmita confiança, honestidade e cative o colaborador leva tempo para ser montado e elaborado.
A Didáctica tem anos de experiência no setor de educação corporativa e no desenvolvimento de materiais didáticos, como treinamentos e cursos para empresas de diversos setores. Aproveite para conhecer melhor o nosso trabalho e transformar a apresentação da cultura no onboarding para sua empresa atingir um novo patamar.