Por que o onboarding é importante?

Muito se fala sobre a realização de uma boa integração, mas poucos entendem por que o onboarding é importante. Conhecer com profundidade as motivações vai te ajudar a desenvolver um onboarding de excelência, direcionando as suas escolhas e resultados. 

Confira mais detalhes a seguir! 

O que é onboarding, afinal?

Onboarding é mais do que um treinamento, é uma imersão que a empresa realiza com o seu colaborador recém contratado, objetivando que o mesmo conheça todos os aspectos da companhia – cultura, valores, diretrizes, regras de contratação, benefícios, rotinas de trabalho, aspectos técnicos da função, e por aí vai. 

Ah, e vale reforçar – o onboarding começa desde o primeiro dia de trabalho! É uma experiência que o empregador proporciona para quem está chegando. Em resumo, os objetivos gerais de fazer o onboarding envolvem: 

  • Capacitar

Geralmente tem uma estrutura mais robusta e ampla, seja em horas ou aprofundamento de conhecimento, com o objetivo de desenvolver no colaborador habilidades e técnicas aprimoradas.

  • Treinar

Tem o foco de treinar os colaboradores para a execução de determinada atividade ou ferramenta, e aí é necessário muito mais precisão e exatidão nesses momentos.

  • Sociabilizar

É a oportunidade ideal de afinar a linguagem, posturas, expectativas, comportamentos e se identificar com o restante do time. Assim fica muito mais fácil alcançar os objetivos da empresa por intermédio do trabalho em equipe.

Quem é o responsável pelo onboarding

Quem costuma estruturar e acompanhar tudo isso é o setor de Recursos Humanos

Junto com a participação e suporte de líderes e gestores que se apresentam e auxiliam no processo ao fornecer orientações e feedbacks ao colaborador, tal envolvimento contribui para que tanto o empregador, quanto o recém chegado, entenda se a aderência ao negócio está ocorrendo de maneira efetiva ou não.

É assim que o onboarding se torna um processo vivo, já que seguindo esses passos é possível checar oportunidades para identificar possíveis gaps, recalculando a rota, se assim for necessário. Entender como manter talentos ou fazer o remanejamento desse profissional é um critério essencial para a saúde da sua empresa.

Dica 1: chame alguém para ser padrinho! Isso mesmo, chame alguém do time para ser um padrinho, madrinha ou mentor do colaborador novo. Essa pessoa que está há mais tempo na companhia tem a função de ajudar o recém chegado com dúvidas pontuais que ele trouxer ou, ainda, pode ser uma ponte para que o mais novo tenha como modelo alguém já integrado que reflete as visões, posturas e jeitos de ser daquele grupo de trabalho.

Quanto tempo dura?

A importância do onboarding

Quando o onboarding não é feito ou fica deficiente, é muito comum que o colaborador vá perdendo a produtividade, o engajamento e o interesse em permanecer na empresa, o que é ruim para todos os envolvidos, não é verdade? 

Imagine só o investimento de tempo e dinheiro da sua equipe para selecionar, contratar e capacitar esse colaborador sendo desperdiçado…Ah, e ainda corre o risco dessa pessoa que não foi bem acolhida na equipe ser um distrator da sua marca, ou seja, ele não irá recomendá-la para outras pessoas e até organizações, quando estiver dentro dessas ocasiões.

Confira os 7 resultados que mostram como é importante realizar o onboarding nas empresas: 

  1. Alinhamento de expectativas;
  2. Mais motivação para trabalhar;
  3. Maior aderência ao time;
  4. Profissionais capacitados;
  5. Diminuição do turnover ou rotatividade;
  6. Sentimento de dono;
  7. Sentimento de pertencimento.

Ainda não está convencido? Pois veja só o que dizem as pesquisas mais recentes a respeito do assunto! Um estudo feito pela Glassdoor, por exemplo, indica que existe a tendência de 82% das pessoas ficarem mais engajadas no trabalho, permanecendo nele, se elas tiverem um bom onboarding

Já a Digitale demonstra que um onboarding deficiente aumenta em até 2 vezes a chance das pessoas procurarem por um outro emprego!

Esses são excelentes motivos para planejar e implementar uma boa experiência de onboarding para os seus colaboradores, você concorda? Mas tem outras coisas importantes que precisamos te recomendar!

Recepção e material de trabalho

Esse é um lugar que muitas empresas pecam: não oferecem o material, infraestrutura ou recepção adequada para quem está chegando. Dessa forma o relacionamento entre o funcionário e a empresa já vai se desgastando nos primeiros dias. 

Para evitar esse tipo de problema, faça o seguinte: 

  • Certifique-se que o líder imediato esteja presente no primeiro dia

Desse modo, líder e liderado alinham funções e expectativas, demonstrando respeito e cordialidade mútuas.

  • Deixe a equipe informada sobre a pessoa nova que está chegando

Mas não precisa fazer o novo colaborador passar de mesa em mesa para se apresentar ou fazer com que ele se manifeste em toda a videoconferência, ok? Isso pode acontecer de forma natural, conforme as interações vão acontecendo, desde que a equipe já esteja preparada para isso.

  • Garanta que o material que ele precisa trabalhar está disponível

Tão negativo quanto um onboarding mal conduzido é a ausência de equipamentos de trabalho ou estrutura de trabalho, como mesa, cadeira, notebook, caderno, caneta, dentre outros. Esses são itens mínimos que, na falta, fazem o funcionário ficar perdido. As horas vão passando e a oportunidade de aprender e trabalhar desde as primeiras horas, também.

  • Certifique-se que os acessos que ele precisa estão liberados

Assim os treinamentos e alguns trabalhos iniciais já podem começar a ser desenvolvidos, sem contratempos adicionais.

  • Faça o novo colaborador se sentir querido

Se possível entregue algum kit de boas-vindas para ele ou ela. Esse kit pode e deve representar os valores e a cultura da empresa, de modo que o novo funcionário se sinta parte daquele grupo.

Quem pode me ajudar?

Se você precisa começar a treinar a sua equipe, conte com a Didáctica! Aqui o nosso propósito é ensinar com leveza e objetividade, trazendo um impacto positivo para o seu negócio. 

Que você tenha muito sucesso nos próximos treinamentos!