Combater o assédio no ambiente de trabalho é uma pauta cada vez mais frequente em discussões dentro das organizações na tentativa de reduzir os casos em que o colaborador é exposto às condutas abusivas.
Apesar de esforços das empresas para enfrentar a desigualdade de gênero no ambiente corporativo, mulheres seguem sendo as que mais sofrem com assédios.
De acordo com um estudo conduzido pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação, 72% das mulheres entrevistadas relataram já ter enfrentado assédio no trabalho, enquanto 77% dizem ter testemunhado atos de assédio contra outras mulheres.
Diante de dados alarmantes como esses, empresas estão buscando proporcionar um ambiente de trabalho mais acolhedor e seguro para seus colaboradores, especialmente mulheres. Mas como fazer isso?
Hoje, nossa conversa será sobre políticas de prevenção ao assédio e como acompanhar denúncias dentro da sua organização. Confira!
Programa Emprega + Mulheres
Mais do que uma política de conduta, o Emprega + Mulheres é um programa que coloca responsabilidade jurídica nas empresas de oferecer mais oportunidades profissionais para mulheres em um ambiente de trabalho livre de assédio.
Sancionada em setembro de 2022 pelo Congresso Nacional, a Lei n° 14.457 traz medidas obrigatórias para criação de ações de combate ao assédio sexual, bem como outros tipos de violência dentro das empresas, fazendo parte também da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio.
Afinal, como combater o assédio no trabalho?
A lei 14.457 é a primeira a trazer orientações específicas para a prevenção do assédio no trabalho. As principais são:
- Regras de conduta interna
As empresas devem criar regras internas que impossibilitem o assédio no ambiente corporativo, além de definir claramente o que é o assédio e quais são as consequências para quem infringir as normas estabelecidas.
- Informação sobre o assunto
É responsabilidade das empresas promoverem a conscientização interna de seus colaboradores sobre o assunto. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, distribuição de cartilhas e publicações em murais, por exemplo.
- Canais de denúncia
As empresas devem oferecer canais de denúncia, que sejam seguros e confidenciais para que os funcionários possam denunciar casos de assédio, sem medo de retaliações.
Conhecimento é a chave
Sabemos que para combater um problema é necessário falar sobre ele e com o assédio no trabalho não é diferente. É necessário informar os colaboradores sobre o tema para que reconheçam uma situação de assédio e saibam o que deve ser feito caso aconteça, além de conscientizá-los sobre as consequências dos atos.
Se você ainda não tem um projeto de conscientização dentro da sua empresa, fale com a gente. Nós, da Didáctica, preparamos um curso interativo completo e exclusivo para levar mais informação aos seus funcionários.
O curso tem a duração de 1h30 e conta com vídeos, podcasts e conteúdo interativo para proporcionar maior aprendizado sobre o assunto. Tudo com a facilidade de ser consumido em qualquer lugar ou hora.
Combater o assédio também é o nosso negócio!
تألقي بإطلالة رائعة مع تشكيلتنا المميزة من الأحذية! سواء كنتِ تبحثين عن أحذية كلاسيكية أو تصميمات عصرية، نحن نقدم لك الأفضل دائمًا https://cleotrends.com/shoes/
أحدث تشكيلات الملابس الرجالية أصبحت الآن متوفرة! تصفح قسم الجينز والبنطلونات لدينا للحصول على إطلالة أنيقة ومريحة https://cleotrends.com/men-jeans-pants/
إذا كنت تبحثين عن أحدث صيحات الموضة وتصاميم مميزة تناسب جميع الأذواق، تصفحي مجموعتنا الجديدة. ستجدين كل ما تحتاجينه لإطلالة مثالية https://cleotrends.com
تألقي بإطلالة رائعة مع تشكيلتنا المميزة من الأحذية! سواء كنتِ تبحثين عن أحذية كلاسيكية أو تصميمات عصرية، نحن نقدم لك الأفضل دائمًا https://cleotrends.com/shoes/
2S7Xmgr0W4f
rXTS1X7sS1b
eBMpffXQCem
fjshPCfZ4TB
tjp7ymcB1Jg
3cLqzVvfPI9
hVbiLccvPEr
FrWdQpHifgv
4kIcZ6AtBys
7VIM9rL5kyY
od5wC3WObCg
j04FP330lh1
bXtuP7Rxxvb
FqQxQ9zMeaj
Qj0JLX6MzY8
sm6Ut0DCCbM
lAuSZ5hzA6i
CHUh5sTlRVU
KRcvPdSnV6D
B2EZTFXwQ0a
NxUy3LcbuaT
PYGdUefgCzk
65IOQHW4PR7
gOmPSIbN1ZX
Xs84T8vcrKO
gFTOwvO9XOR
tJ5hYziTCj2
O95gCGT2Vk7
YSgaFOFIuck
LUXR4VPTrWh
hmOG67J12ef
K2qeaTMqIdS
57cATWpCNS6
CGiXp0J6ANn
sCx6QH4Cma2