O que é onboarding?

A contratação de um novo colaborador é uma das atividades mais importantes do departamento de Recursos Humanos em uma empresa. Através de um bom processo seletivo são selecionados talentos qualificados para cada vaga, de modo a contribuir com o crescimento da empresa e a melhoria nas atividades desenvolvidas. Porém todo o processo não se encerra com o início das atividades do novo colaborador.

Atualmente, as empresas entender ser necessário integrar o profissional recém chegado na cultura interna e nos fluxos processuais, de modo a garantir uma melhor adaptação e potencializar os resultados esperados. A essa integração damos o nome de onboarding, e vamos explicar como ele funciona e o que fazer para garantir que ele seja positivo.

Quais os objetivos do onboarding?

Primeiramente, é preciso entender que o onboarding é um processo que auxilia na integração com a equipe e os valores e cultura da empresa, mas também auxilia no desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimento e comportamento necessários para desempenhar suas atividades profissionais.

Podemos dividir o processo de integração do colaborador em etapas, como:

  • Orientação;
  • Supervisão;
  • Acompanhamento;
  • Treinamento.

Estas etapas servem para criar um planejamento adequado, motivar o novo profissional e possibilitar um melhor aprendizado de tudo o que é passado, preparando-o para os desafios de sua função e facilitando o trabalho com as equipes da empresa. É uma estratégia essencial para a gestão de pessoas.

Para que esta ferramenta receptiva de novos colaboradores seja funcional, é preciso ter tudo bem estruturado e planejado. Deixar claro na hora da contratação todos os detalhes da vaga, o que se espera de resultados, salário e benefícios, entre outros detalhes, ajudam a prevenir imprevistos e frustações de ambas as partes, e fazer parte do processo inicial de integração. Outra dica bacana é iniciar a integração no início da semana, garantindo mais dias ininterruptos.

Garantir também que ele se sinta acolhido na chegada é um passo importante para esse primeiro contato com a equipe de trabalho. Prepare a chegada comunicado tanto ao colaborador novo sobre todos os detalhes, quanto a equipe, motivando-os a aguardar o novo membro. Isso ajuda na integração social e na valorização do profissional.

Ainda como preparativo de recepção, organize o ambiente de trabalho. Prepare mesa, equipamentos e materiais necessários para a execução das atividades, informativos e outros materiais que auxiliem no dia a dia, com números de ramais e telefones dos departamentos, acessos a sistemas, entre outros detalhes. Tudo isso colabora com uma rápida adaptação e um sentimento de pertencimento.

No primeiro dia, apresente a empresa, o local de trabalho, equipes e outros times para o novo colaborador. Deixe-o familiarizado com o local e motive questionamentos, para tirar todas as dúvidas e facilitar sua localização no ambiente. Além disso, designe um profissional para auxiliá-lo e orientá-lo nesse primeiro momento.

Por fim, mas não menos importante, aplique um bom treinamento com tudo o que for necessário para apresentar a empresa e sua cultura. Diversifique a metodologia para que não fique maçante, que seja dinâmico e funcional, assim você garante um melhor aprendizado e motiva o colaborador a participar do conteúdo. Escolha uma estratégia de experiência que estimule o conhecimento formal, social e prático, de maneira clara e objetiva.

O processo todo precisa ser leve pois, muitas vezes, as empresas abordam conteúdos técnicos e específicos demais, o que pode tornar a aplicação do onboarding exaustiva. Busque ferramentas alternativas, como treinamentos personalizações e diversificados, com game learning, map learning, entre outros. Isso evita uma monotonia e engaja o treinando.

Por que investir em onboarding?

Cada vez mais as empresas vêm investindo neste processo, construindo fluxos de integração específicos para cada departamento e função, e isso facilita a contratação e retenção dos melhores profissionais.

Uma boa integração possibilita, ainda, o aumento do engajamento dos profissionais com a marca; o crescimento dos negócios; o alinhamento dos colaboradores com as propostas da empresa e a redução do turnover. Em resumo, investir em onboarding é investir em crescimento de resultados e redução de despesas com perda de talentos.

Sua empresa já investe no processo de onboarding? Aproveite para aprender um pouco mais sobre essa ferramenta necessária de todo RH e que pode fazer muito pelo seu negócio.