Objeto de aprendizagem: mídias interativas

E aí, tudo bem? Preparado para continuar o nosso bate-papo sobre objetos de aprendizagem? Pois é, agora eu vou falar com você sobre as mídias interativas. Quando a gente fala de interatividade, não tem coisa melhor, não é? É uma forma do treinando participar da construção do aprendizado, de interagir com o conhecimento que ele está adquirindo…

Isso é muito bem-vindo! As mídias interativas fazem uso do que nós chamamos de metadados. Dentre os mais utilizados, temos o famoso pacote SCORM, que nada mais é do que a junção de alguns objetos menores, como vídeos, textos, áudios, imagens, enfim, que podem ser compartilhados com o treinando. Então, quando eu falo em SCORM, estou falando de Modelo de Referência de Objeto Compartilhável, onde tudo aquilo que a gente puder reunir dentro desse pacote, para melhorar a interação do aluno, é super bem-vindo.

O pacote SCORM é locado dentro de uma plataforma LMS no ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno vai clicar, arrastar, interagir, ouvir, escrever, enfim, participar de uma forma muito mais atrativa do conteúdo que está sendo exposto. Nesse caso, é válido a contratação de uma empresa especializada para formatar uma mídia interativa personalizada para o seu negócio. Eu gosto muito de usar essas mídias, principalmente quando a gente fala de assuntos técnicos.

Então, imagina arrastar aquela peça ou componente até outro lugar, escrever o porquê aquela peça é importante, clicar para abrir um boxe com mais informações etc. Eu não estou trabalhando em um conhecimento linear, como um vídeo, por exemplo, em que dou play e fico assistindo, prestando atenção em tudo o que está sendo dito. Em uma mídia interativa, para continuar a informação, tenho que interagir, que dar um comando de avanço. Ou seja, eu não estou apenas atuando como espectador, mas, sim, participando ativamente daquela informação, construindo conhecimento.

Têm casos, por exemplo, em que dependendo de como o aluno interage com o conteúdo, o curso vai por um caminho ou vai pelo outro. E aí eu também posso, através desse pacote SCORM, como eu disse, inserir vídeos, áudios, textos, imagens, vários objetos de aprendizagem menores, em uma construção de um único conhecimento. Por isso, vale a pena a gente considerar esse objeto de aprendizagem aí no nosso grupo de formatos e de recursos utilizados, combinado? Mais para frente eu trago outras informações sobre diferentes recursos tão interessantes quanto. Até mais!

Você também pode conferir esse conteúdo por aqui: