Objeto de aprendizagem: guias, cartilhas e e-books

Olá, tudo bem? Continuando a nossa conversa sobre objetos de aprendizagem, hoje eu quero falar com você sobre os guias, as cartilhas e os e-books. Eu gosto muito desses objetos! Isso porque a gente consegue colocar informações muito mais detalhadas e incrementar com vídeos e, por que não, até colocar mais recursos multimídias.

Já pensou no meio do seu guia você colocar um QR Code que puxa para um vídeo e traz uma nova forma de passar aquela informação? Esses recursos são fáceis de fazer, você consegue adaptar a linguagem de acordo com o seu público, tornando muito mais rica e detalhada. Isso também traz uma forma visual, em que você consegue colocar um padrão visual da sua empresa com a sua marca.

Eu já fiz materiais para clientes, por exemplo, em que o público estava regulado entre o ensino fundamental completo e ensino médio incompleto. Então, a gente teve que colocar numa linguagem mais direta, parágrafos mais curtos, o espaçamento maior entre as linhas e usando muito mais imagens, em uma linguagem não-verbal, colocando imagens, infográficos, ilustrações… É aquela velha brincadeira que a gente faz: “não entendeu? Quer que eu desenhe?”, e a gente desenha mesmo, tudo para facilitar a passagem daquela informação.

E no guia, nas cartilhas, você consegue fazer tudo isso, o que é bem diferente de um livro, que a gente não carrega muito na informação. São informações mais diretas, mais objetivas, materiais mais curtos, apenas para reforço de informação. Nos guias, como eu falei, você pode colocar recursos multimídias, como o QR Code que traz um vídeo, traz outra informação. São informações que vem muito para complementar algum outro recurso. Eu costumo dizer o seguinte: você tem a mesma informação que você pode gravar em vídeo ou fazer um guia para leitura, um podcast… ou seja, com a mesma informação, eu uso três objetos de aprendizagem! E aí, eu atendo a três estilos diferentes: aqueles que gostam de ouvir; aqueles que gostam de ler; e aqueles que gostam de ver e interagir um pouco mais.

Então, através você atinge um público muito maior com a mesma informação! Lembrando que nós não estamos focando em um método, mas, sim, no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, eu se eu fosse você, contava nos seus planos com o uso de guias, cartilhas e e-books. Eu fico por aqui, mas a gente se vê no próximo encontro. Até mais!

Você também pode conferir esse conteúdo por aqui: