Olá, tudo bem? Estou aqui para falar com você sobre objetos de aprendizagem, ou recursos de aprendizagem. Mas antes de começar, confira a definição: “objeto de aprendizagem é qualquer entidade, digital ou não, que possa ser utilizada na aprendizagem, educação ou treinamento”. Olha só, os recursos podem ser tanto físicos quanto digitais, tudo vai depender do perfil do treinando, do conteúdo a ser repassado, do tempo disponível e do orçamento que você tem. Então, não adianta achar que tudo vai se resolver com um vídeo, por exemplo. Dependendo do perfil do treinando, do conteúdo repassado, do tempo que você tem disponível e do orçamento, o vídeo não vai se aplicar.
Hoje, como todo mundo tem um celular na mão e uma certa habilidade manuseando a câmera, a gente tende a achar que tudo se resolve o que a gravação de um vídeo, com uma live, com uma web conferência… Mas não é bem assim, não! Isso porque pode ser muito prático de fazer, mas pode ser também que nem todos os treinando tenham paciência de parar e assistir ao vídeo, que conseguem compreender o que você está querendo repassar só assistindo ao conteúdo nesse formato, enfim, vários fatores há serem observados.
Outro ponto importante que eu vejo por aí: tem gente que liga a câmera aí ó, e vai falando. Aí quando vê, pronto, se foram 30 minutos! As pessoas não têm mais condições de assistir um vídeo de 30 minutos. O que está sendo hoje muito usual e que tem dado certo é você fragmentar conteúdo em pílulas de sustentação pílulas de conhecimento, que nada mais são do que vídeos menores, mais objetivos e diretos, que passam o recado, e que vem acompanhado de algum outro objeto complementar.
Por exemplo, estamos falando aqui de uma cartilha, um infográfico, enfim, alguma informação que ajuda a reforçar aquilo que está sendo repassado através do vídeo. Então, minha dica é: antes de você sair gravando um vídeo, avalie bem se esse recurso é ideal para passar a informação para o seu treinando. Afinal, se você quiser dar uma cara mais profissional para o seu vídeo, você vai gastar muito no processo de captação e edição, criação de vinhetas e tudo mais. Por isso, esses pontos têm que ser analisados para o orçamento do seu projeto, combinado? Logo mais eu conto outros detalhes de mais objetos de aprendizagem. A gente se vê!
Você também pode conferir esse conteúdo pelo link a seguir: