[Pocket Learning] Aprenda em menos de 15 minutos

Você já imaginou poder utilizar o tempo do cafezinho da tarde ou o caminho para o trabalho para melhorar os conhecimentos de seus colaboradores? Com o pocket learning, isso é possível!

Sabemos que a maioria das pessoas possui uma rotina agitada, tendo que lidar com várias responsabilidades ao longo do dia, o que torna difícil disponibilizar um período do dia para aulas mais extensas. O cérebro adulto mantém 100% de atenção em conteúdo por até 10 minutos, enquanto que, a partir de 20 minutos, essa atenção tende a diminuir. É por isso que abordagens como o aprendizado em pocket se mostram eficazes, uma vez que são projetadas para se encaixar dentro do limite de atenção efetiva de um adulto.

O Pocket Learning, também conhecido como a pílula do conhecimento, veio com o propósito de adaptar o aprendizado ao mundo moderno, trazendo informação com mais praticidade.

Se você ainda não conhece essa ferramenta de ensino, vamos explicar tudo o que você precisa saber neste post. Vem conferir!

O que é Pocket Learning?

Pocket Learning é uma técnica de microlearning, na qual é possível compartilhar pequenas doses de conhecimento em um tempo reduzido, mas sem perder a integridade do conteúdo.

Na prática, isso significa que todo o conteúdo que você deseja repassar deve ser dividido em pequenas etapas para ser consumido. E para acessá-lo basta reservar um tempo durante os intervalos entre uma atividade e outra para se dedicar ao aprendizado.

É uma ótima forma de solucionar o obstáculo do ensino tradicional com aulas longas e presenciais: ter conteúdo rápido, específico e acessível em qualquer lugar.

Quais são as principais características do Pocket Learning?

Agora que já aprendemos o que é o Pocket Learning, vamos entender quais são os requisitos que fazem dessa estratégia tão eficiente para o processo de aprendizado:

  • Curta duração

Sabemos que o tempo ideal para manter a atenção de uma pessoa pode variar, mas é recomendável manter o conteúdo conciso, direto e com duração curta para ter mais chances de reter a atenção do aluno e, assim, absorver melhor a informação.

O recomendável é que sejam materiais que possam ser consumidos em até 15 minutos, seja assistindo, ouvindo ou lendo.

  • Variedade e Interação

Trazer interatividade e diversificação para sua estratégia de pocket learning, além de engajar melhor o aluno, também ajuda a reter a informação com mais facilidade.

Aqui estamos falando de recursos como gráficos, elementos visuais, perguntas interativas, enquetes e formatos diferentes de mídia.

  • Objetivo e Público-alvo

Como toda estratégia, o Pocket Learning também precisa de um objetivo bem definido a ser alcançado. Atualizar as novas políticas de segurança? Capacitar os colaboradores de uma nova ferramenta? Fortalecer a cultura da empresa? Você quem decide!

Além disso, é essencial levar em consideração o seu público-alvo e como ele se comporta. Por exemplo, crianças possuem a menor capacidade de manter a atenção e precisam de mais recursos visuais do que adultos.

Quem conhece bem o seu público-alvo sabe como chegar até ele com mais aceitação.

  • Personalização

O Pocket Learning também pode oferecer mais controle para o aluno, deixando que ele decida quando e onde consumir as pílulas de conhecimento.

Isso ajuda o seu colaborador a ocupar espaços ociosos do dia com conhecimento.

  • Avaliação

Por fim, para saber se o plano educacional atingiu o seu objetivo com sucesso é possível realizar testes e avaliações no final da trilha ou até mesmo durante seu percurso para acompanhar os resultados.

As métricas de engajamento, como taxas de retenção e taxas de cliques, podem ser úteis para determinar o tempo ideal para cada tipo de conteúdo.

Quais são as vantagens do Pocket Learning?

Utilizar as pílulas de conhecimento na sua empresa pode trazer uma série de vantagens, como otimizar a aprendizagem, melhorar a retenção de informações, aumentar a motivação e engajamento dos seus colaboradores, diminuir interferências dentro da equipe e muito mais!

Além disso, por se tratar de um tipo de material mais simples de ser produzido, pode ser atualizado com mais frequência e entregue com mais agilidade.

É a forma moderna de nivelar o seu time com os propósitos da sua organização.

Afinal, como produzir conteúdo de Pocket Learning?

Bom, se você chegou até aqui, já entendeu o quão vantajoso pode ser ter o Pocket Learning como estratégia de aprendizado; e se você ainda não faz ideia de por onde começar ou como produzir o material utilizado, estamos aqui para te ajudar!

Juntos, podemos criar um plano com soluções educacionais para atender ao propósito da sua empresa, além de oferecer uma experiência educacional realmente relevante. Conte com a Didáctica!

Ah! Não deixe de ficar de olho no nosso blog, estamos sempre trazendo muita informação e novidades do universo de EAD para você.