Formação de Multiplicadores: Valorizando o conhecimento interno

a imagem mostra pessoas em uma reunião

Já ouviu falar na formação de multiplicadores? Nas organizações modernas, o conhecimento é um ativo valioso que impulsiona o crescimento e o sucesso. Uma maneira eficaz de maximizar o potencial dos colaboradores é usar esse recurso treinando um time com determinadas características para pulverizar conhecimento.

Esses multiplicadores são colaboradores que desempenham um papel fundamental, compartilhando-o e atuando como “mentores” dentro da empresa.

Hoje vamos explorar a importância da formação de multiplicadores internos e os principais aspectos desse processo. Confira!

Formação de Multiplicadores Internos: Potencializando o conhecimento

Os multiplicadores internos desempenham um papel crucial na hora de valorizar e multiplicar o conhecimento das organizações, dentro de suas próprias estruturas.

Todavia, eles não apenas compartilham o seu conhecimento, como também contribuem diretamente para a capacitação de seus colegas. Isso resulta em uma cultura de aprendizado contínuo e melhorias dentro da empresa.

Em uma pesquisa realizada por Giovana Brambilla, especialista em Educação em Saúde e, atualmente, consultora de treinamento assistencial no ensino corporativo do Instituto Israelita de Ensino, podemos perceber dois pontos de destaque:

Mapeamento e comparação de programas de multiplicação

Inicialmente, a pesquisa buscou mapear, identificar e comparar programas de multiplicação em diversas empresas. Isso incluiu a análise de vantagens e desvantagens de diferentes modelos. O benchmarking foi utilizado como uma ferramenta valiosa para avaliar o desempenho dos programas em relação aos concorrentes.

Recomendação dos pilares do programa de multiplicadores internos

Com base nas análises de vantagens e desvantagens, a pesquisa permitiu a recomendação dos pilares ideais para um programa de multiplicadores internos, assim como esses pilares servem como a base para um programa completo e abrangente, com a possibilidade de melhorias contínuas.

Eixos do programa de multiplicadores internos

O programa deve ser baseado em um projeto estruturado e compreender as seguintes etapas:

Recrutamento e seleção

O processo começa com alianças e parcerias entre as áreas da organização. É essencial identificar colaboradores com competências que se alinhem às características desejadas para multiplicadores internos.

Capacitação e desenvolvimento

 Uma formação sólida é fundamental para preparar os multiplicadores internos para o seu papel, que inclui o desenvolvimento de competências como, por exemplo:

  • boa comunicação;
  • trabalho em equipe;
  • foco em resultados;
  • apreço pela inovação;
  • flexibilidade cognitiva;
  • habilidades facilitadoras de aprendizagem.

Acompanhamento e feedback

 Acompanhar o progresso e fornecer feedback contínuo é primordialmente essencial para garantir o sucesso do programa e do colaborador.

Canal de comunicação

Um canal de comunicação eficaz entre os multiplicadores internos e suas comunidades é vital. Deve ser de fácil acesso e permitir a troca de informações e experiências.

Reconhecimento e recompensa

Os multiplicadores internos merecem reconhecimento por seu trabalho, como prêmios, distintivos ou crachás especiais.

Reter e fidelizar

É importante oferecer oportunidades de crescimento dentro do programa com o propósito de manter o entusiasmo e o comprometimento dos multiplicadores internos.

Hora de usar os multiplicadores!

Enfim, se você deseja se tornar um multiplicador interno ou aprimorar suas habilidades nessa função, aproveite a oportunidade de participar do nosso Curso de Formação de Multiplicadores.

Valorize o seu papel como um profissional interno na organização e ajude a impulsionar o crescimento da empresa com exemplos práticos.

A formação de multiplicadores internos é um componente vital para valorizar o conhecimento nas organizações.

Ao seguir os princípios e pilares destacados, é possível criar um ambiente propício ao aprendizado contínuo, ao compartilhamento de conhecimento e ao crescimento sustentável.

Não apenas reconhecer a importância desses profissionais internos, mas também valorizar como um pilar essencial do sucesso organizacional.

Para saber mais sobre a pesquisa da Giovana Brambilla, assista a entrevista do “Cá entre nós”, disponível no Youtube: