LMS, LCMS, LXP e LRS: Entenda a diferença entre os tipos de plataformas EAD

Não é de hoje que a gestão do conhecimento das empresas, e especialmente a experiência de aprendizado dos treinandos, é algo fundamental. Mas atualmente, no contexto de transformação digital, plataformas que apoiem essa gestão tornam-se mandatórias.
 
Quando falamos de ensino à distância (EAD), há uma diversidade de possibilidades, o que é positivo para a capacitação dos seus parceiros de negócios, mas pode acabar tornando a escolha de uma Plataforma EAD (Ensino à distância), também conhecida como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), um tanto desafiadora.
 
Pensando nisso, hoje vamos abordar as diferenças entre os principais tipos de plataformas de EAD e o que cada uma pode oferecer aos seus treinandos. Continue conosco!
 
LMS – Sistema de Gestão de Aprendizagem
 
A primeira plataforma sobre a qual vamos discorrer é a LMS, sigla para Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem.
 
Esse tipo de sistema serve para aplicar e gerenciar cursos e treinamentos estruturados dentro da sua empresa.
 
Além do conteúdo, com o LMS é possível oferecer avaliações, ter acesso a relatórios, acompanhar o progresso do treinando, entre outras funcionalidades que vão ajudar a entregar mais conhecimento de forma estruturada, e tudo isso com a possibilidade de integrá-lo ao sistema de RH da organização ou outras ferramentas externas.
 
Uma mão na roda, não é mesmo?
 
LCMS — Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de Aprendizagem
 
Já o LCMS (Learning Content Management System) é um sistema de gerenciamento de conteúdo de aprendizagem, mas o que isso quer dizer?
 
Significa que nesse tip  o de sistema é possível criar na própria plataforma o conteúdo que será transmitido aos treinandos, além de aplicar e gerenciar o andamento dos cursos e resultados.
 
Ele suporta diferentes padrões de publicação, especialmente o SCORM — Sharable Content Object Reference Model, um dos principais formatos de compartilhamento de conteúdo para aprendizado online.
 
É mais uma solução para a sua empresa e mais informação para o seu treinando!
 
LXP — Plataforma de Experiência de Aprendizagem
 
Você já pensou em transformar a educação em uma verdadeira experiência? Com esse sistema de educação à distância, seus treinandos podem consumir o conteúdo por meio da vivência.
 
O LXP (Learning Experience System) é uma plataforma de experiência de aprendizagem que oferece ferramentas mais dinâmicas e interativas para o projeto educacional da organização.
 
Com ele, é possível criar trilhas de aprendizagem, conteúdo personalizado, gamificação e maior interação entre pessoas, promovendo a colaboração e participação durante a própria jornada de ensino.
 
Imagine transformar o aprendizado em algo que também crie e fortaleça laços. É um combo e tanto!
 
LRS — Sistema de Registro de Aprendizagem
 
Por fim, temos o LRS (Learning Record System), também conhecido como sistema de registro de aprendizagem.
 
Ele é usado para coletar, armazenar e recuperar experiências de aprendizagem dos alunos, permitindo que essas informações sejam acessadas e compartilhadas facilmente em diferentes plataformas e dispositivos.
 
Em outras palavras, o LRS é uma forma do líder gerenciar todos os dados importantes da sua universidade corporativa de um só lugar, independentemente de onde o conteúdo do curso foi realizado. Incrível, não é mesmo?
 
Sugestão de incluir na arte Infográfico ou tabela com as características de cada sistema para melhor visualização das informações, além de enriquecer o texto do blog.
 
Afinal, qual é a melhor opção de plataforma para minha empresa?
 
Agora que entendemos um pouco o que cada tipo de plataforma EAD possui de especial, percebemos que todas elas têm um propósito diferente, e isso acontece justamente para oferecer a opção que atenda melhor às necessidades de cada empresa.
 
Vale lembrar que há plataformas que possuem recursos de LMS combinados com LXP ou LCMS, trazendo mais dinamismo, informação e gerenciamento para a sua academia corporativa.
 
Ainda precisa de uma mãozinha para tomar a decisão? Conte conosco!
 
Aqui na Didáctica, é nossa missão transformar o aprendizado dentro da sua empresa em uma verdadeira experiência educacional.
 
 
Continue acompanhando o nosso blog! Aqui você sempre vai ficar por dentro das novidades e tendências para o seu negócio.