Educação criativa: a chave para vencer as dificuldades de aprendizagem

Em vários textos, temos alertado os profissionais de treinamento e desenvolvimento de pessoas de que apenas PowerPoints coloridos não estão mais despertando a atenção dos treinandos. Assim como lousa e giz não são mais tão eficazes no dia a dia em sala de aula.

Para despertar a atenção e motivar o aprendizado, é preciso criatividade. É preciso destacar as melhores formas de aprendizado de acordo com o perfil do treinando.

E quando falamos em formas de aprendizado, precisamos também avaliar o estilo que cada treinando tem, ou seja, a forma como ele melhor absorve o conteúdo proposto.

Na internet, é possível encontrar vários testes que indicam a melhor forma de aprendizagem do educando. Se o treinando é mais visual, auditivo, cinestésico ou se aprende melhor lendo e escrevendo.

Uma vez detectado o estilo de aprendizagem do treinando, o próximo passo é desenvolver conteúdos que estimulem essa forma e esse jeito do aluno aprender. E é aí que a criatividade entra em jogo.

Se o treinando é visual, é nesse quesito que devemos dedicar nossos esforços, apresentando conteúdos atrativos e que despertem o interesse do aprendiz. No caso de treinandos mais auditivos, vale investir em audiolivros, podcasts etc.

Quer mais ideias? Quando o treinando é mais cinestésico, por exemplo, vale explorar recursos multimídia, cuja interação com o conteúdo é mais frequente. Agora, se o interesse do treinando é por artigos e livros, por exemplo, é preciso reforçar o conteúdo aprendido com a escrita.

Na infância, certamente, você teve bons professores, mas aquele que mais lhe chamou a atenção foi o professor que soube ensinar usando os estilos de aprendizagem que mais combinavam com você, não foi? Então, usando essa vivência escolar, promova aos seus treinandos conteúdos que estejam em sintonia com a sua melhor forma de aprender. Não se esqueça que ser criativo é também se preocupar com o jeito que o seu treinando irá aprender.

Anote a dica! http://vark-learn.com/questionario/ [VARK – A guide to learning styles | Questionário – Como aprendo melhor?]