Administração do tempo: por onde começar?

O tempo move o mundo, ou melhor: o mundo é movido pelo tempo e, por mais que você deseje, não temos mais do que nos é dado. As 24 horas não se multiplicam, a semana não ganha mais dias, tampouco o mês ou o ano.

Porém, mesmo que a regra seja clara, ainda parece faltar tempo. Por quê?

Precisamos alinhar as tarefas rotineiras aos compromissos pontuais, as entregas do trabalho às responsabilidades da vida pessoal, mas como? Para esses momentos, é importante investir na administração do tempo, uma prática simples que contribui diretamente para a produtividade e o bem-estar.

Continue a leitura e conheça mais sobre esse exercício diário que pode te ajudar a mudar sua perspectiva sobre o tempo. Confira!

O que é a administração do tempo?

A administração do tempo é a prática de priorizar e organizar as tarefas do dia a dia, do planejamento à execução, tendo como principal objetivo o melhor aproveitamento das horas dedicadas a essas atividades. Dessa forma, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal, a estratégia pode ser adotada com foco na produtividade.

Afinal, quem não deseja ser mais produtivo?

Saber como administrar o tempo em nossas mãos é fundamental para quem busca alcançar bons resultados. Até porque, como diz o ditado, tempo é dinheiro.

Para empresas, o gerenciamento das demandas é fundamental e deve ser visto como estratégia, uma vez que atrai uma série de vantagens para o negócio, como:

  • Qualidade nos resultados;
  • Entregas ágeis;
  • Atendimento eficientes às necessidades do cliente;
  • Bem-estar da equipe;
  • Equilíbrio entre entregas e demandas.

Administração do tempo x resultados

Você sabia que uma gestão de tempo assertiva traz mais satisfação para os colaboradores e promove o bem-estar no trabalho?

Segundo a pesquisa realizada pela escola de negócios John Molson, da Universidade Concórdia, e pela Universidade Laval, do Canadá, a prática funciona e continua sendo muito importante para as empresas e seus funcionários.

Tarefas que possuem tempo para o seu desenvolvimento e que são entregues no prazo não causam estresse aos colaboradores e líderes, criando rotinas saudáveis que respeitam prioridades e também a complexidade de cada atividade.

Assim, é possível produzir mais e com mais qualidade. A fórmula é simples: entendendo o que deve ser feito e qual a melhor forma de executá-lo no prazo correto, conseguimos resultados mais eficientes que somam diretamente para a potencialização do negócio.

Isso, por sua vez, tem origem em dois caminhos. É necessário o esforço individual para administrar as horas, assim como é preciso o planejamento prévio dos gestores. Dessa forma, a administração do tempo é, sim, parte de uma estratégia.

Na prática, isso é…

Transformar uma estratégia em ação exige esforço, dedicação e, principalmente, trabalho em equipe. Por isso, o primeiro passo para colocar em prática a administração do tempo é conscientizar a sua equipe.

Mas o que isso significa?

Veja bem: através da conscientização, garantimos que todos estejam na mesma página em relação ao que se espera sobre a forma de lidar com as tarefas do dia a dia. Além disso, também é possível ampliar o conhecimento a respeito dos benefícios que a prática oferece, tanto para os resultados quanto para o bem-estar profissional.

Cientes da importância de gerenciar bem o tempo, os colaboradores são capazes de realizar uma autogestão efetiva, atendendo a prazos e exigências de forma assertiva.

Existem ferramentas que ajudam nesse processo. Você sabia?

Vamos conhecê-las!

Check-list

O check-list não é novidade, mas na hora de fazer a administração do tempo este é um grande aliado. Ao colocar no papel – ou no digital – o que deve ser feito, conseguimos visualizar de maneira ainda mais clara as tarefas. Com esse método, também é possível listar as atividades por prioridade, dando foco àquilo que é mais importante.

Método Kanban

Para tornar a administração do tempo mais eficiente, o método Kanban pode ser útil. Com dele, vemos as tarefas que precisam ser cumpridas e seu andamento. A ideia é categorizar as atividades entre prioridade e progresso em um quadro ou software específico. Dessa forma, podemos classificar entre: para fazer, em andamento e concluído.

Método Pomodoro

Esse método foi pensado em ajudar, especialmente, aqueles com dificuldade de concentração. A técnica prevê ciclos produtivos de 20 a 25 minutos que devem ser intercalados com 5 minutos de descanso. Assim, é possível equilibrar o foco e reduzir o estresse, garantindo mais motivação para a volta ao trabalho.

Você pode realizar o método por conta própria ou utilizar ferramentas especificas. O Pomofocous é uma opção!

Treinamentos

Diferentemente das outras técnicas, o treinamento atende a todas as necessidades. Afinal, com ele, conseguimos promover a conscientização sobre o assunto e orientar acerca de boas práticas para a gestão de tempo, em um material completo para a imersão dos colaboradores.

O curso Administração do Tempo da Didáctica é um ótimo exemplo.

Nele, você confere um conteúdo completo sobre a administração de tempo, qual o impacto que isso gera nas empresas e, ainda, como adotar, de forma simples, dicas de quem entende do assunto.

Quando entendemos a importância da administração do tempo, fica mais fácil colocar em prática. Afinal, reconhecer a necessidade da mudança é primeiro passo para transformar a estratégia em ação.

E, agora, você está ainda mais próximo desse objetivo!

Redação: Ligia Miranda. 
Produção Gráfica: Francisco Trindade.