Sabe quando o funcionário precisa de um incentivo para que se desenvolva melhor? Então, hoje em dia, podemos contar com diversas tecnologias que podem (e devem!) ser aproveitadas em seus treinamentos.
Vamos falar agora sobre Realidade Aumentada e como essa ferramenta pode ampliar os horizontes do mundo da educação corporativa. Vejamos:
Se uma empresa fabricante de produtos de limpeza quer utilizar esse método em algum treinamento de sua equipe de vendas, pense que, por exemplo, pode ser feito um curso com realidade aumentada para treiná-los sobre seus produtos. Sabe como isso funcionaria? Imagens de produtos, rótulos ou até códigos seriam cadastrados em um aplicativo específico, para que, quando o vendedor aproximasse ao produto a câmera de um smartphone, o app identificaria a imagem e faria a inserção de um elemento virtual. Esse elemento pode ser um vídeo, um texto, elementos em 3D, animações etc. Com isso, o colaborador poderia ter as características principais daquele produto e seu modo de uso na palma de suas mãos. Pronto! Ele poderá relembrar essas informações e, consequentemente, reforçar seus argumentos de venda com base no discurso de autoridade, quando se conhece bem o produto que está vendendo, o que gera credibilidade, transmite confiança ao cliente e proporciona resultados positivos à sua empresa.
Essa é uma experiência que já existe há algum tempo, mas só agora ficou acessível no mercado e está sendo aplicada em diferentes categorias de diversas maneiras. Por exemplo, hoje, o avanço da realidade aumentada possibilita a integração de informações de forma interativa, utilizada não só em processos de aprendizagem, mas também na gestão geral de negócios.
O investimento em treinamentos corporativos, principalmente, utilizando esse tipo de ferramenta, nada mais é do que uma relação “ganha-ganha”. As empresas podem aperfeiçoar e avaliar o desempenho de forma mais eficaz, visto que seus funcionários terão, em suas mãos, todos os manuais que desejarem e, em contrapartida, os mesmos terão fácil acesso às informações e conteúdos da empresa, podendo desenvolver suas habilidades e competências profissionais.