Por que devo utilizar Gamificação nos treinamentos de ead?

O segmento de e-learning corporativo inclui todas as formas de aprendizado e ferramentas de ensino utilizadas por empresas e organizações para facilitar a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de seus colaboradores, certo? Mas, afinal, qual é o benefício que a minha empresa terá se eu implantar treinamentos corporativos online? Simples. Cursos ead permitem às organizações uma aprendizagem mais avançada, pois utiliza modelos de ensino com diversos formatos digitais para disseminar o conhecimento.

Empresas de diferentes tamanhos começaram a considerar o e-learning, uma solução viável para seu orçamento. Além disso, passaram a levar em consideração como a mudança nas necessidades de negócios interfere na escolha da tecnologia, incentivando a adoção da solução educacional e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Dezenas de novos tipos de tecnologias de aprendizagem e formação foram introduzidos no mercado na última década. Gamificação e aprendizagem móvel, por exemplo, tornaram-se tendências dentro do setor de T&D e só vêm se aprimorando. Essas novas tecnologias oferecem a vantagem de alcance de um número mais vasto de colaboradores, custando apenas uma fração do valor da sala de aula tradicional.

Vamos falar de Gamificação?

 Você sabe o que é gamificação e quais são as principais vantagens da sua utilização em treinamentos? Então, vamos lá. Gamificação é o uso de teorias e de mecânicas de jogos para envolver os usuários na resolução de problemas. Seu objetivo principal é motivar os alunos para que eles sejam capazes de realizar o seu melhor.

Essa ferramenta segue tecnologias e inovações interessantes dentro da indústria de jogos, tanto que, hoje em dia, temos como viver a experiência de aprendizagem ainda mais realista, com possibilidade de uso virtual e realidade aumentada.

Para que possa implantar um treinamento que utiliza esse recurso, vão aí duas dicas básicas:

  • Use o espírito competitivo, pense em como funcionaria esse jogo, suas regras, seus desafios, suas recompensas e tudo relacionado ao assunto abordado; seja mais assertivo na tomada de decisões, planeje bem o conteúdo e o design instrucional;
  • Identifique as personas dos alunos para compreender as motivações por trás de seu público-alvo. Assim, você não só saberá avaliar qual tipo de treinamento utilizar, mas também qual tipo de jogo irá engajar mais a sua equipe.

Agora, confira as vantagens do uso dessa ferramenta:

  • Promove o trabalho em equipe;
  • Estimula a memória dos treinandos e, consequentemente, a fixação das informações;
  • Melhora o relacionamento interno da sua empresa. Ainda que haja opiniões divergentes nos momentos de desafio, acredite, a interatividade entre seus funcionários será importante para incentivar a criatividade e, assim, aumentar a produtividade da sua empresa.

Portanto, a gamificação está crescendo cada vez mais nos negócios e no setor de treinamentos corporativos, já que desenvolve habilidades, comportamentos e práticas de um dos principais recursos da empresa: o capital humano.

 

Fontes: