Olá, tudo bem? Vamos bater um papo descontraído sobre educação corporativa? Tenho visto muita coisa acontecendo por aí nas empresas a respeito de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Mas será que isso é, efetivamente, um processo de educação corporativa? Será que quando você estampa aí no site da sua empresa que ela tem uma Universidade Corporativa nós estamos, de fato, seguindo todos os passos para que a Universidade aconteça, se concretize e se desenvolva como tem que ser?
São muitas dúvidas, não é verdade? Mas é isso que eu quero mostrar para você: que a partir de uma mudança de mindset, de postura e de protocolos, a gente consegue sair dessa visão de T&D (treinamento e desenvolvimento) para um processo completo de educação corporativa, voltado para o efetivo desenvolvimento de toda a nossa cadeia de valor. E para começar, já que falei sobre esse assunto, quero que você abandone essa ideia de que a educação corporativa é voltada apenas para os seus colaboradores.
Quando falo de um processo de desenvolvimento de pessoas, envolvo toda essa cadeia que vai desde os colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros de negócios, até a comunidade de modo geral. E vou contar alguns exemplos para você do que a gente aqui na Didáctica tem feito e também do que eu tenho acompanhado por aí de desenvolvimento de toda essa cadeia de valor.
Outro ponto legal que eu quero começar a abordar é que um processo de educação corporativa é totalmente sustentável. É isso mesmo! Quando você implanta um processo de educação corporativa, automaticamente cria uma unidade de negócio à parte, porque ela tem corpo e alma, desvinculada do papel do RH, e passa a tomar decisões voltadas totalmente à estratégia do negócio e ao quanto é preciso desenvolver de competências para que eu possa atingir aquela visão do meu negócio. É isso que a gente tem que trabalhar em um processo de educação corporativa, ou seja, eu não deixo de desenvolver apenas habilidades, como a gente normalmente faz, mas mudo toda a minha visão para o desenvolvimento de competências estratégicas, comportamentais, técnicas… tudo aquilo que eu preciso para atingir o objetivo ou propósito do meu negócio.
Ainda falando em desenvolver toda essa cadeia de valor, todo mundo fala “ah, mas se eu desenvolver o meu colaborador, isso já está bom, para que desenvolver o restante”. É extremamente importante que você tenha esse foco em outras pessoas, porque é algo atrelado à estratégia do seu negócio. Por exemplo, eu tive contato com uma indústria que está montando um novo Parque Fabril no Nordeste, e aí fizeram toda essa movimentação de construção da fábrica. As primeiras perguntas que fiz para essa empresa foram a respeito da comunidade em geral: como é o nível de escolaridade da comunidade em torno do Parque? O que sabem de informações técnicas que será favorável ali para a indústria? Qual é o comportamento dessas pessoas que serão contratadas naquela região?
Nesse ponto, a empresa realmente parou e falou “espera aí, não sei, não tenho esses dados”. Aqui entra o papel da Universidade Corporativa. Enquanto a fábrica está em construção, eu pego toda essa estrutura da Universidade e me volto para a comunidade. Às vezes será preciso nivelar todo mundo para o ensino médio, dar conhecimentos técnicos para as pessoas, recrutar jovens para um programa de formação, enfim. Não adianta nada estrategicamente para um negócio ampliar a capacidade de produção se não haverá pessoas desenvolvidas para estar dentro dessa unidade de produção, e trabalhando efetivamente para gerar os resultados que a empresa espera.
Então, percebe que quando falo de formar toda a cadeia de valor em torno do negócio é realmente a ação mais sustentável para empresa e o negócio em si? É justamente isso que quero debater com vocês. Não estou falando simplesmente de treinamento e desenvolvimento. Em uma Universidade Corporativa, a gente tem que ter um pensamento amplo e não focado apenas no pontual, em algumas necessidades no desenvolvimento de certas habilidades. É algo muito maior! Vamos junto trocar algumas ideias sobre isso? Vejo vocês no próximo texto.
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