4 passos para criar uma Universidade Corporativa

Didáctica | Universidade Corporativa - 4 Passos

Universidade é um termo bem conhecido, não é mesmo? Mas, e Universidade Corporativa? Você sabe do que se trata?

A Universidade Corporativa é um método de ensino custeado por uma empresa privada ou órgão público destinado apenas para seus colaboradores. O conhecimento existente na empresa é organizado, transformado em aulas ou treinamentos e utilizado como um meio estratégico de formação e especialização das equipes.

Como criar uma Universidade Corporativa?

Se ao ler este material o interesse em criar a Universidade Corporativa surgiu, este já é um ótimo sinal. Investir na qualificação dos colaboradores é totalmente benéfico à saúde profissional da empresa.

O processo para implantar uma Universidade Corporativa não tão é simples, mas é totalmente possível de ser realizado. Para te ajudar, separamos algumas dicas que ajudarão no processo:

  1. Defina o líder do projeto

Implantar a Universidade Corporativa em uma empresa demanda muito mais que o investimento financeiro, requer um profissional focado e dedicado exclusivamente ao projeto.

Este profissional é o líder. É ele quem irá mapear junto aos demais gestores da instituição as principais necessidades e deficiências em relação ao conhecimento dos colaboradores.

  1. Desenvolva a metodologia

Treinar por treinar não vale a pena. É desperdício de dinheiro, tempo e energia. É preciso nivelar o conhecimento e as expectativas dos envolvidos. Assim será possível reunir material suficiente para definir a metodologia mais adequada.

Você pode desenvolver cursos à distância, presenciais e parcerias. Tudo vai depender do conhecimento que você deseja compartilhar, quem é o seu público e de que forma ele consome essa informação.

  1. Esteja aberto às opiniões

O líder do projeto deve estar envolvido com os demais gestores da empresa. Ouvir a opinião de cada um deles é importante. Mas, cuidado!  Estes palpites precisam ter fundamento. Trabalhar um projeto em cima do “achismo” é muito arriscado.

  1. Avalie o desempenho

Depois de analisar as necessidades da instituição, adequar a metodologia aos anseios da empresa, ouvir e aproveitar opiniões fundamentadas e aplicar o curso aos colaboradores é hora de uma importante etapa: avaliar.

Esta dica rendeu um novo post muito interessante que enumera os diversos benefícios que uma avaliação pode causar na motivação de equipes, caso queira acessar a matéria, é só clicar neste link aqui.

O importante é ter em mente que de pouco adianta oferecer um excelente treinamento sem realizar uma avaliação adequada logo na sequência, pois é através dela que o empenho e o interesse do funcionário será notado.

Lembre-se! Treinar é um processo contínuo. Quanto mais for praticado, melhor será a excelência dos seus funcionários e, consequentemente, da sua empresa.

Nós da Didáctica possuímos experiência no assunto e estamos dispostos à ajudá-los. Gostaria de conversar sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo nosso site!