Treinamento Corporativo é função do RH?

Treinamento Corporativo é função do RH? - Blog | Didáctica

 

Afinal, treinamento corporativo é ou não função da área de RH de uma empresa?

A falta de qualificação profissional é um dos principais fatores apontados pela Gestora de Capital Humano da TOTVSTatiane Sosa, para a necessidade de constante qualificação dos colaboradores por meio de treinamentos corporativos.

Para falar um pouco mais sobre esse assunto, Bruna Venâncio e Daniela Luiz, da Didáctica – Educação e Conhecimento, conversaram com a Gestora de Capital Humano da TOTVS sobre a responsabilidade da área de Recursos Humanos na educação corporativa. Veremos abaixo as respostas de Tatiane Sosa sobre algumas questões abordadas nesta entrevista:

 

Com a escassez de mão de obra nos dias de hoje, as empresas acabam tendo que potencializar os treinamentos corporativos?

Tatiane Sosa: Esta é uma realidade crescente nos dias de hoje, principalmente na área de Tecnologia da Informação. Está cada vez mais difícil encontrar profissionais com a experiência desejada, por isso, optamos por formá-los dentro da empresa, seja na parte comportamental e/ou técnica.

 

Como a empresa organiza e gerencia os treinamentos corporativos?

Tatiane Sosa: Dentro da área de T&D de nossa empresa, constantemente recebemos as demandas de formação/capacitação dos profissionais da área técnica. Diante desta necessidade, buscamos dentro da própria empresa viabilizar workshops para que seja feita a capacitação. Os treinamentos, na sua maioria, são realizados dentro da nossa estrutura. Temos, inclusive, pesquisa de satisfação do tema apresentado, o que acaba sendo um belo feedback para a área de RH e, também, para o profissional que ministra o treinamento, que tem a oportunidade de uma reciclagem constante nos temas apresentados.

 

É função da área de RH treinar os funcionários?

Tatiane Sosa: A área de RH é a viabilizadora dos treinamentos. Uma vez identificadas as necessidades, buscamos os meios para viabilizar os treinamentos, podendo ser internamente, com profissionais externos, ou em outras instituições. Quando temos treinamentos para desenvolvimento comportamental é possível, em muitos casos, a própria área de RH realizar os treinamentos corporativos.

 

Quais os meios de treinamento corporativo que vocês utilizam?

Tatiane Sosa: Hoje a grande maioria de nossos treinamentos técnicos está sendo realizada por e-learnings da própria empresa. Depois disto, fazemos workshops presenciais para discussão mais aprofundada do tema.

 

De 0 a 10, qual é o grau para uma empresa de médio porte da área de treinamento?

Tatiane Sosa: No meu ponto de vista é nota 10. Trazer do mercado o profissional pronto e que já comece “jogando” está cada vez mais raro. O treinamento corporativo é algo fundamental dentro de uma empresa, sem contar que hoje o profissional valoriza muito mais a empresa que investe em sua capacitação, que observa oportunidades de novos aprendizados e valoriza o conhecimento.

 

É possível terceirizar a área de treinamento corporativo das empresas?

Tatiane Sosa: É possível sim. Em nossa empresa, por termos muitos treinamentos técnicos, a área de RH não acaba sendo a responsável por entrar em sala e passar o conteúdo. Como viabilizadora, pode contar com profissionais externos para esta capacitação.

 

Com qual frequência os treinamentos corporativos são realizados na sua empresa?

Tatiane Sosa: Diariamente. Temos profissionais se capacitando via e-learning constantemente. O nosso profissional ou está em “campo” trabalhando ou está dentro da empresa se capacitando. Também temos workshops sendo preparados mensalmente de acordo com a demanda de formação para atendimento aos clientes.

 

Seja como for ou de quem for a responsabilidade pelo treinamento corporativo, o mais importante é ter FOCO DIRECIONAMENTO para garantir equipes qualificadas e de alto rendimento.

 

Muito interessante essa entrevista, não é mesmo? É sempre bom conhecer e entender como funciona o dia a dia de organizações bem-sucedidas e seus processos de capacitação de pessoas. Assim como a TOTVS, a Didáctica também compartilha desse pensamento, pois capacitar significa melhorar processos, otimizar a produtividade e demonstrar reconhecimento e confiança em seus colaboradores. Nesta outra matéria, publicada anteriormente no nosso blog, nós elencamos 4 Passos para criar uma Universidade Corporativa que dê resultados reais. Confira!