Modelos de trabalho: qual o formato ideal?

Todos os dias, presenciamos inúmeras novidades no âmbito profissional, promovendo também diversas perspectivas, sendo a mais comum delas uma necessidade inevitável: a adaptação.

O contato caloroso de quem convive diariamente com os colegas de trabalho deixou de ser possível para algumas equipes, que também encontraram nessa mudança uma forma de reinventar a própria rotina e passar a gostar disso. E ainda, há quem possa ter um pouco de cada coisa, com um equilíbrio ideal que veio para ficar.

Para isso, apesar de competir a cada empresa o papel de descobrir a forma ideal de orquestrar sua equipe, as possibilidades gerais se dividem em três modelos:

  • Presencial
  • Remoto
  • Híbrido

“Mas afinal… por onde começar a estruturar os modelos de trabalho da minha empresa?”

É possível entender um pouco mais sobre isso a seguir, clicando no play!

Sendo assim, são eles, os formatos de trabalho, que não só norteiam o cotidiano profissional dos funcionários, mas proporcionam versatilidade e novas possibilidades, avaliando projetos, tempo e resultados, e refletindo em transformações reais, além de novas formas de conexão e comunicação interpessoal.

Motivação, cultura e liberdade

Bons lideres valorizam as particularidades e necessidades de seus funcionários, e bons liderados desfrutam de seus benefícios com responsabilidade.

Assim, resultados individuais e coletivos, do projeto ao resultado, são vistos como indicadores de sucesso. É preciso ainda compreender estratégias, abordagens, desafios e potencialidades para traçar o trajeto ideal e focar no que realmente importa:  a qualidade a curto e a longo prazo, unida ao custo-benefício idealizado.

Agora, que tal conhecer mais de perto cada um dos modelos de trabalho disponíveis?

Modelo Presencial

Estar presente todos os dias na empresa, para exercer as tarefas diárias, sempre foi a forma mais tradicional de trabalhar. Nesse caso, a empresa proporciona um ambiente adequado com os equipamentos necessários para a produção diária de seus funcionários em sua sede física.

Vale lembrar que, a carga horária, os benefícios, as horas extras e demais aspectos da jornada de trabalho são estipulados entre contratante e colaborador.

Modelo Remoto

Também conhecido como Home Office, o modelo remoto trata do exercício das atividades em local externo a empresa, a distância, ocorrendo geralmente na moradia do próprio colaborador, onde as ferramentas úteis para cada função são enviadas até o local apropriado.

E não se engane: aqui, a comunicação e expressão são recursos essenciais para obter conexão nas trocas interpessoais.

Modelo Híbrido

Esse formato é caracterizado pela flexibilidade.

Ao adotá-lo, a empresa oferece uma rotina tanto presencial quanto remota, mesclando e adaptando a forma em que isso irá acontecer, seja alternando dias ou até mesmo selecionando uma sequência estratégica para compor o cronograma como, por exemplo, datas de reuniões presenciais e datas remotas de produção.

Que tal contar para a gente qual o formato utilizado em sua empresa? Além disso, está em projetos testar outro modelo de trabalho? É enriquecedor oferecer e vivenciar uma nova forma de trabalhar, e assim, se sintonizar com as mudanças benéficas do mundo.

Quer saber mais os Modelos de Trabalho? Então acesse nosso site e confira o catálogo de cursos Originais Didáctica, com esses e outros assuntos para complementar sua Universidade Corporativa.

Redação: Évellin Piovezana.
Produção Gráfica: Francisco Trindade.