Você sabe o que é padrão SCORM?

Se você está acompanhando nossas abordagens aqui no blog ou apenas se interessa pelo universo do ensino à distância, provavelmente já deve ter se deparado com uma palavrinha no mínimo curiosa: SCORM.

Esse é um termo bastante comum quando falamos de plataformas EAD e e-learning, mas se ele ainda causa algumas dúvidas, a gente vai te ajudar a acabar de vez com o mistério.

Afinal, o que SCORM significa?

SCORM é uma sigla em inglês para Shareable Content Object Reference Model, que em português significa Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável. Ou seja, um conjunto de normas técnicas padronizadas para ajudar no compartilhamento de temas de educação online.

Esse padrão foi criado pela ADL (Advanced Distributed Learning) nos Estados Unidos a pedido do governo para criar cursos preparatórios para seus exércitos e, desde 2000, é o principal padrão utilizado para compartilhamento de conteúdo oficial pela internet.

Além do SCORM, também existem outros padrões utilizados hoje no mercado (como XAPI, CMI5), mas que ainda não estão em uso massivo nas plataformas disponíveis no mercado.

No processo de seu desenvolvimento, o SCORM foi criado com base em 3 pilares que garantem a eficácia do padrão. São eles:

– Reusabilidade: possibilitar a reutilização do conteúdo;

– Interoperabilidade: oferecer adaptação em todas as plataformas de ensino online;

– Rastreabilidade: poder acompanhar os resultados e dados do processo de aprendizagem do aluno.

Mas, por que utilizar o SCORM?

Imagine o cenário em que sua empresa oferece um curso de desenvolvimento pessoal para os colaboradores, mas decide que está na hora de trocar de plataforma. Se o material estiver no padrão SCORM, será possível fazer essa mudança sem correr o risco de perder ou modificar o conteúdo. E tudo isso de forma bem simplificada.

Outro motivo é a rastreabilidade: com um conteúdo que segue o padrão SCORM, é possível, via Plataforma EAD, ter relatórios detalhados do avanço dos alunos, sua pontuação e tempo de estudo. A evolução do aluno é registrada, permitindo que ele retome os estudos de onde parou, caso interrompa a aula antes de concluir.

Além disso, esse modelo facilita o compartilhamento de conteúdo interativo, multimídia (vídeos, áudios, imagens e texto) e multi-idiomas.

São tantas as vantagens que fica difícil negar a eficácia do padrão SCORM, não é mesmo? E é por esse motivo que as principais plataformas EAD do mercado seguem esse padrão mundo afora.

Como posso produzir um conteúdo no padrão SCORM?

Bom, se você chegou até aqui, certamente já entendeu que o SCORM é uma ótima opção para trabalhar com o conteúdo da educação online do seu time.

Para desenvolver conteúdos neste padrão, você pode:

– Utilizar uma ferramenta autoral;

– Programar o conteúdo seguindo o padrão;

– Contar com uma assessoria especializada.

Neste sentido, conte com a Didáctica para te auxiliar na elaboração de materiais do seu projeto educacional ou para entender melhor sobre modelos de compartilhamentos e plataformas de EAD.

E não deixe de conferir outros textos aqui no nosso blog. Estamos sempre trazendo as últimas novidades e tendências para você ficar por dentro de tudo que está acontecendo no universo EAD.

Até a próxima!