Você sabe qual é a importância de o RH participar das mediações de resolução de conflitos dentro de uma empresa?
Vamos lá. Um conflito organizacional pode ser iniciado a partir de diversos motivos, tais como: falhas de comunicação, líderes ou colaboradores não preparados, valores organizacionais desconectados, cultura organizacional sem políticas e padrões bem definidos, entre outros. Essas e outras razões são indicadas no estudo que a ABRH/SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos) realizou, o qual aplicou uma pesquisa nas empresas associadas relacionada ao papel do RH na resolução de conflitos organizacionais.
Quando falamos em conflitos, falamos em comportamentos inadequados, certo? Não. Nem sempre. Às vezes, os conflitos são indicadores de mudanças e transformações pelas quais a empresa precisa passar. Porém, pelos motivos citados acima, os conflitos acabam por impactar negativamente as organizações, já que, em sua maioria, pessoas estão envolvidas.
Para que a gestão dos conflitos seja feita com eficiência, é necessário que todos os envolvidos considerem o fator tempo, pois as empresas não podem e não devem gastar mais tempo solucionando conflitos do que produzindo, não é mesmo?
Na pesquisa realizada, os resultados sobre a pergunta de qual setor dedica mais tempo nessa gestão, foram:
- RH – 58%
- Gestores – 42%
Entre outros resultados relevantes da pesquisa, estão 118 comentários de respondentes sobre a aplicação de ferramentas de gestão de conflitos nas organizações, como: “Acreditamos que o gestor tem o papel principal neste processo e oferecemos suporte quando necessário, com a realização da mediação do conflito”, ou então: “Não aplicamos ferramentas de gestão de conflitos”.
Podemos dizer que, se tratando de pessoas, o RH tem uma importância significativa na mediação e resolução de conflitos, por meio de ações a serem promovidas de forma assertiva, podendo ser utilizadas ferramentas de acordo com as tendências do mercado atual. Por exemplo, ouvidorias, workshops, treinamentos de integração, e estes últimos podem ser até uma ação “profilática”. Afinal, se a empresa tem seus valores e sua cultura muito bem definidos, isso pode ser passado para os colaboradores no momento da contratação, para evitar uma “contaminação” da sua equipe posteriormente, assim como o artigo da pesquisa cita: “O fator humano é sempre um elemento do problema e da solução, e assim se inicia o papel de RH na questão.”
Fonte: O Papel do RH na Gestão de Conflitos Organizacionais – Pesquisa conduzida pelo Grupo de Estudos da ABRH-SP sobre Recursos Humanos e a Gestão de Conflitos Organizacionais 2016 – facilitado por Fernanda Levy e Marc Burbridge.