Com o fato de Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1946 a 1964) estarem se aposentando e a geração Y estar entrando a todo vapor no mercado de trabalho, temos um problema que nem sempre detectamos: lacunas de conhecimento.
Enquanto a geração Y está em ascensão no mercado de trabalho, é importante notar que as gerações mais velhas (mais notavelmente, Baby Boomers) estão a caminho de suas aposentadorias, causando lacunas nas organizações. Se nenhum esforço for feito para preenchê-las, as empresas correm o risco de experimentar os efeitos da decadência de conhecimento organizacional, o que, claro, é desfavorável, pois diminui a produtividade e o desempenho dos colaboradores.
De uma perspectiva de T&D, isso gera uma série de desafios relacionados à reunião das necessidades de aprendizagem de todos os treinandos – afinal, o modo de executar as tarefas se “transformam” com o passar das gerações.
Um dos obstáculos que pode impedir a resolução de lacunas de conhecimento é que diferentes gerações têm preferências distintas quanto à formação. O “Tapping into Talent”, relatório do CIPD (Chartered Institute of Personnel and Development), indica que os Baby Boomers tendem a preferir a sala de aula ou treinamentos baseados em livros e apostilas. Por outro lado, as gerações X e Y preferem uma maior ênfase no desenvolvimento, e optam por treinamentos on-line e self-paced (individualizados).
Da mesma forma, o relatório da PwC, “Millennials at Work: Reshaping the Workplace”, mostra que ainda existe certa tensão nos ambientes de trabalho que contém várias gerações, pois 38% da geração Y respondeu que os colaboradores mais velhos, principalmente em cargos de gestão, não se relacionam bem com os trabalhadores mais jovens, e 34% respondeu que já se sentiu intimidado por pessoas de outras gerações.
Dá para perceber que para os departamentos de T&D, compreender as necessidades aparentemente misteriosas das diferentes gerações é fundamental para evoluir e melhorar a eficácia de seus programas de aprendizagem.
Mas, quais são essas necessidades?
Esta é uma questão não muito fácil de se responder, pois não se pode generalizar gerações inteiras. Porém, dar uma olhada no levantamento de dados para distinguir as tendências comportamentais pode ajudar a avaliar e a planejar os esforços de T&D.
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é frequentemente citado como um dos melhores desejos da geração Y. Segundo o relatório da PwC relatou, 95% dos entrevistados dessa geração sentem que o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é importante.
No entanto, o relatório apresentou também que os empregadores parecem ter falha nesta frente, isso porque apenas 28% dos entrevistados disseram que o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal era pior do que o esperado antes de ingressar na sua organização atual.
Da mesma forma que, apenas 20% da geração Y entrevistada concordaria com uma promoção, pois se preocupam com a possibilidade de isso impactar negativamente suas vidas pessoais.
Felizmente, novas tecnologias de aprendizagem estão tornando mais fácil o atendimento das necessidades deste público variado. Entretanto, é importante saber que essas também evoluem, por isso é preciso estar sempre ligado nas novas ferramentas e também nos novos métodos e dinâmicas utilizados no setor de treinamento.
Com isso, aí vão algumas dicas:
- Suporte a múltiplos formatos de aprendizagem: não precisa priorizar as necessidades de aprendizado de uma geração sobre outra. Em vez disso, você pode acomodá-los todos usando um sistema que suporta ambos os métodos de aprendizagem formal (por exemplo, formação em sala de aula) e aprendizagem informal (por exemplo, fóruns, conteúdo gerado pelo usuário, etc.).
- Avaliar as habilidade e competências: usando a tecnologia de aprendizado para avaliar as habilidades e competências de um colaborador e fornecer um plano de aprendizado personalizado pode fornecer mais visibilidade sobre o que os treinandos precisam fazer para chegar ao próximo passo em sua carreira.
- Permitir a aprendizagem móvel: para a geração Y que deseja maior flexibilidade, a fim de alcançar um trabalho saudável/equilíbrio de vida, deve-se permitir a aprendizagem on-the-go (ou seja, através de um LMS Mobile App). Através dessa opção, é possível acessar materiais a qualquer hora, em qualquer lugar, no ponto de necessidade. Isto irá incentivar e engajar o colaborador.
- Facilitar a aprendizagem social: uma pesquisa recente realizada pela HRPA descobriu que 60% das empresas canadenses não têm um programa de tutoria. Introduzir este tipo de tutoria facilita a aprendizagem social, principalmente se for com a utilização de LMS. Isso permite que seus treinandos facilmente tenham acesso a especialistas nos assuntos, perguntem e obtenham respostas, aumentando o compartilhamento de conhecimento organizacional.
Adotar uma estratégia que possa adaptar-se com agilidade entre as gerações é fundamental para aumentar os resultados de seus programas T&D.
Satisfazer as necessidades dos seus aprendizes vai construir uma força de trabalho mais forte, o que, por sua vez, os levará a um resultado positivo nos negócios. A geração Y é o futuro, invista neles hoje para experimentar um maior sucesso amanhã!
Fonte adaptada: MILLENNIALS IN THE WORKPLACE Understanding Millennial Learner Needs to Increase Engagement & Retention – Victoria Hoffman Content Specialist, Docebo.