4 ações para se destacar no mercado de e-learning

O mercado de e-learning está mudando, crescendo e evoluindo em todo o mundo. Isso é ilustrado pelo aumento dos orçamentos para programas de e-learning, pela predominância de e-learning em vários mercados, pelas novas tendências em tecnologias emergentes e ferramentas de suporte de e-learning e pelo crescimento do papel da aprendizagem social como prioridade no setor de T&D.

A indústria global de T&D é complexa, com muitas peças móveis, tecnologias disruptivas (revolucionárias), e mudanças constantes. É por isso que foi desenvolvido um relatório completo pela Docebo, descrevendo o estado global de T&D e de e-learning em particular, e suas tendências de mercado. Para isso, a Docebo se baseou em métricas e insights relacionados às ações que ajudam na tomada de decisões mais assertiva. Também coletaram diversos dados e estatísticas que mostram como o e-learning está evoluindo.

Hoje, iremos destacar as ações a serem promovidas, que servem para avaliar este mercado com mais eficácia para saber utilizar estratégias de aprendizagem e programas de níveis mais elevados. São elas:

  • Avaliar fatores financeiros influenciadores no mercado global, como orçamento e reservas para investimento na indústria de T&D;
  • Analisar as tendências emergentes, incluindo a aprendizagem social, aprendizagem móvel, micro aprendizagem, MOOC (Massive Open On-line Course) corporativa, entre outras;
  • Ter um olhar especial para as tecnologias disruptivas, incluindo tecnologia wearable, autent gami e aprendizagem baseada em jogo (gamificação); e
  • Ter insights sobre a adoção e o uso continuado de e-learning no mercado mundial, incluindo considerar o fato de como ele pode impulsionar a mudança e o crescimento das empresas.

Fatores como a possibilidade de atribuição de um orçamento mais baixo para fins de e-learning (em comparação com os métodos tradicionais de educação) em conjunto com a crescente flexibilidade na aprendizagem são esperados para alavancar o crescimento da indústria. O uso de dispositivos online e móveis tornam-se também cada vez mais comuns, o que faz com que mais e mais setores acadêmicos e não acadêmicos (especialmente corporativos), juntamente com todas as ações acima mencionadas, esperam impactar positivamente no mercado, abastecendo a demanda de serviços de e-learning.

Além disso, temos também a personalização de treinamentos, que é um dos caminhos mais eficientes a se seguir, pois representa um afastamento daquele tipo de treinamento de “tamanho único”. E isto conceitua um grande engajamento dos treinandos. Ou seja, quanto mais as pessoas usam os produtos/serviços, melhor serão as recomendações, não é mesmo? Afinal, isso significa que elas estão gostando de utilizá-los. O mecanismo de aprendizagem segue o mesmo caminho, quando adaptado, possui uma capacidade maior de compreender as necessidades de quem irá treinar e de quem será treinado, e, consequentemente, os alunos serão motivados a aumentar seu desempenho como colaborador.

A Didáctica oferece uma gama de soluções para a Educação Corporativa com cursos customizados, presenciais e a distância e muito mais opções. Confira todas elas no nosso site, acesse:

http://www.didactica.com.br/#solucoes

 

 

Fonte – traduzido e adaptado de: Docebo – E-LEARNING MARKET TRENDS AND FORECAST 2017-2021.