Estudo de caso: como o Sistema Prever quebrou paradigmas e implantou a educação corporativa

Toda semana, estava lá a equipe de treinamento pronta para iniciar mais um Programa de Integração. Quase uma semana dedicada a treinar, orientar e transmitir aos novos colaboradores todas as informações sobre a empresa e sobre a nova função a ser exercida.

Mais de 450 colaboradores. Dezenas de departamentos. Centenas de processos. E, toda semana, repetindo a mesma informação para quem iniciava os trabalhos.

Chegou um momento em que não dava mais. Era preciso quebrar paradigmas e reinventar o programa de treinamentos da empresa. Foi aí que surgiu essa parceria, e, juntando as forças Didáctica e Sistema Prever, iniciou-se o desenvolvimento do projeto de Educação Corporativa.

O primeiro passo foi mudar a modalidade de ensino do Programa de Integração. O curso, que antes era 100% presencial, passou a vigorar na modalidade a distância. Totalmente interativo, dinâmico e envolvente, o programa, que antes era transmitido aos novos colaboradores pela equipe de treinamento, passou a ser realizado online, através de uma plataforma LMS (Clickmobead).

Essa troca não trouxe apenas agilidade ao processo, mas também promoveu um acompanhamento mais preciso da área de treinamento, que, então, passou a visualizar de forma mais assertiva o desempenho do novo colaborador, avaliar seu conhecimento, tempo de permanência no curso e outras informações.

Além disso, o Sistema Prever organizou todos os materiais dados nos treinamentos presenciais e, mesmo mantendo sua grade de capacitação, passou a oferecer conteúdo híbridos, possibilitando a consulta de informações mesmo após o treinamento.

Os gerentes de área também acompanham essas mudanças de forma mais direta. De acordo com a área, eles conseguem, por meio da plataforma de ensino, avaliar o desempenho de seus funcionários, treinar mais especificamente sobre a área em questão e também produzir e disponibilizar os seus próprios conteúdos.

O Sistema Prever é a prova de que, mesmo atuando há anos com um método de ensino (no caso presencial), é possível migrar para outras modalidades sem perder a qualidade e o engajamento de todos os envolvidos.

Tamanha foi a aposta da Diretoria da empresa, que eles promoveram, em julho de 2017, o lançamento oficial da campanha Você mais Prever, mostrando a nova visão da empresa e incentivando a capacitação de todos os seus funcionários.

Autora: Daniela Luiz