Combater o assédio no ambiente de trabalho é uma pauta cada vez mais frequente em discussões dentro das organizações na tentativa de reduzir os casos em que o colaborador é exposto às condutas abusivas.
Apesar de esforços das empresas para enfrentar a desigualdade de gênero no ambiente corporativo, mulheres seguem sendo as que mais sofrem com assédios.
De acordo com um estudo conduzido pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação, 72% das mulheres entrevistadas relataram já ter enfrentado assédio no trabalho, enquanto 77% dizem ter testemunhado atos de assédio contra outras mulheres.
Diante de dados alarmantes como esses, empresas estão buscando proporcionar um ambiente de trabalho mais acolhedor e seguro para seus colaboradores, especialmente mulheres. Mas como fazer isso?
Hoje, nossa conversa será sobre políticas de prevenção ao assédio e como acompanhar denúncias dentro da sua organização. Confira!
Programa Emprega + Mulheres
Mais do que uma política de conduta, o Emprega + Mulheres é um programa que coloca responsabilidade jurídica nas empresas de oferecer mais oportunidades profissionais para mulheres em um ambiente de trabalho livre de assédio.
Sancionada em setembro de 2022 pelo Congresso Nacional, a Lei n° 14.457 traz medidas obrigatórias para criação de ações de combate ao assédio sexual, bem como outros tipos de violência dentro das empresas, fazendo parte também da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio.
Afinal, como combater o assédio no trabalho?
A lei 14.457 é a primeira a trazer orientações específicas para a prevenção do assédio no trabalho. As principais são:
- Regras de conduta interna
As empresas devem criar regras internas que impossibilitem o assédio no ambiente corporativo, além de definir claramente o que é o assédio e quais são as consequências para quem infringir as normas estabelecidas.
- Informação sobre o assunto
É responsabilidade das empresas promoverem a conscientização interna de seus colaboradores sobre o assunto. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, distribuição de cartilhas e publicações em murais, por exemplo.
- Canais de denúncia
As empresas devem oferecer canais de denúncia, que sejam seguros e confidenciais para que os funcionários possam denunciar casos de assédio, sem medo de retaliações.
Conhecimento é a chave
Sabemos que para combater um problema é necessário falar sobre ele e com o assédio no trabalho não é diferente. É necessário informar os colaboradores sobre o tema para que reconheçam uma situação de assédio e saibam o que deve ser feito caso aconteça, além de conscientizá-los sobre as consequências dos atos.
Se você ainda não tem um projeto de conscientização dentro da sua empresa, fale com a gente. Nós, da Didáctica, preparamos um curso interativo completo e exclusivo para levar mais informação aos seus funcionários.
O curso tem a duração de 1h30 e conta com vídeos, podcasts e conteúdo interativo para proporcionar maior aprendizado sobre o assunto. Tudo com a facilidade de ser consumido em qualquer lugar ou hora.
Combater o assédio também é o nosso negócio!