Quem vive do agro sabe: a gestão é parte essencial do negócio. Saber como gerenciar as etapas, destinar recursos e conduzir as operações de forma estratégica é a chave para bons resultados.
No campo ou na indústria, a missão das empresas é oferecer produtos de qualidade e agregar valor ao trabalho. No entanto, isso só é possível através de uma gestão de agronegócio inteligente.
Você sabe o que isso significa?
A gestão de agronegócio nada mais é do que olhar para as operações com uma visão 360º, a fim de compreender as necessidades da sua empresa e a melhor forma de solucioná-las. Dessa maneira, vários fatores estão envolvidos, como a tecnologia, os insumos e o manejo, mas também a informação por trás de cada atividade. E é sobre isso que vamos falar hoje!
Informação no campo
O agronegócio é um dos setores mais importantes economicamente para o Brasil, responsável por mais de 20% do PIB nacional e ⅕ da geração de empregos, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A dimensão que o setor possui demonstra o tamanho dos desafios enfrentados por ele: é preciso inovar e investir nas ferramentas certas.
O conhecimento é uma delas. Com o saber aliado ao trabalho no campo, e a gestão de conhecimento no agronegócio, as empresas encontram uma prática valiosa na busca por melhores resultados.
A estratégia coloca os profissionais do agronegócio em contato com a informação e fornece o entendimento necessário para a execução de tarefas de maneira eficiente, compreendendo todas as etapas anteriores e posteriores ao processo.
Em outras palavras, significa voltar o olhar da gestão de agronegócio para a informação antes da ação, com o foco em capacitar pessoas para que elas possam perceber e atuar no setor de maneira ampla.
Isso inclui técnicos, representantes comerciais e até mesmo quem lida diretamente com o campo, nos diferentes segmentos do agronegócio.
Desafio x solução: onde e como agir?
Para o mercado, não basta cultivar. É necessário entender as dimensões do campo e pensar como gestor, independentemente do lugar que você ocupa na cadeia produtiva. A visão 360º é uma exigência que ajuda a criar conexões e permite agir de maneira tática, em busca de um melhor posicionamento no setor.
Os produtores rurais devem compreender a questão comercial por trás de seus produtos, assim como os representantes comerciais precisam estar por dentro das etapas de produção para conseguirem negociar com seus parceiros. Isso acontece também com os técnicos, que têm de conhecer as dificuldades da lavoura para que o diálogo permaneça alinhado. Viu só?
Das diferentes posições na cadeia produtiva é exigida uma postura qualificada, que requer conhecimentos atualizados, competências e know-how, para atender a um mercado que não para de crescer e investir em inovação.
As exigências geram uma força competitiva ainda maior – e é nesse momento que apostar na gestão de agronegócio é fundamental, especialmente se o foco for a educação dos profissionais.
Frente ao desafio de lidar com os movimentos do setor, além de processar as informações, é necessário gerar conhecimento.
Geração de conhecimento no agronegócio
Neste momento, você deve estar se perguntando: como eu posso gerar conhecimento?
Para começar, é preciso entender que o conhecimento é um bem muito valioso e deve ser tratado como investimento. Ele está tanto nas ações e nas práticas do dia a dia quanto nos conceitos que vemos nos livros e treinamentos.
Logo, para gerar, é preciso compartilhar. Seja através de histórias, pontos de vista ou estímulos, o conhecimento é criado com a troca; se há alguém disposto a aprender e alguém disposto a ensinar, é possível promover o saber.
No agro, o cenário não é diferente. Dessa forma, é importante que empresas invistam na gestão de agronegócio, com o olhar voltado à educação e à capacitação dos profissionais. Isso inclui habilidades técnicas e conhecimentos gerais sobre o mercado, as culturas e os processos que unem todas as operações.
Em resultados, isso é…
Mais qualidade, atuação efetiva e muito mais! As vantagens que acompanham a gestão de agronegócio voltada ao conhecimento são várias. Confira alguns exemplos:
- Agregação de valor;
- Qualificação de profissionais;
- Competitividade;
- Visão 360º do mercado.
E então, você busca melhorar esses pontos dentro da sua empresa?
Se a resposta for sim, é hora de investir na gestão de agronegócio e na geração de conhecimento. Para isso, a Didáctica está com você. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções que oferecemos para o agronegócio.
Redação: Ligia Miranda.
Produção Gráfica: Francisco Trindade.