Antes de avançarmos com a resposta, devemos – primeiramente – definir o tema. Então, o que é Trilha de Aprendizagem?
Trilha de Aprendizagem é uma ferramenta estratégica utilizada para traçar o desenvolvimento dos profissionais da empresa. Através dessa trilha, é possível orientar de que forma será possível obter o aperfeiçoamento das competências e, consequentemente, da carreira do profissional.
É importante saber também, que a Trilha de Aprendizagem, para ser realmente efetiva, precisa estar alinhada às expectativas da empresa e, logicamente, ao objetivo/missão do negócio. Caso contrário, não gerará resultados e tampouco despertará o interesse dos Diretores e dos próprios profissionais.
Outra informação importante que você deve saber sobre as Trilhas de Aprendizagem, é que elas devem ser organizadas por função e por competência.
Vejamos, então, quais são os passos a serem seguidos para que essa Trilha de Aprendizagem possa ser “construída”:
1º passo – Fazer um levantamento e um estudo sobre as necessidades da empresa e da formação dos profissionais que ali estão.
2º passo – Com essas informações em mãos, o próximo passo é listar as possíveis ofertas de cursos e as áreas de conhecimento (de acordo com as competências listadas), que podem vir a contribuir para esse estudo.
3º passo. Colocada as informações no papel, entende-se melhor o que a empresa quer e do que os seus profissionais precisam para atingir as expectativas da companhia. O cruzamento dessas informações é o que lhe ajudará, pois será possível visualizar melhor os cursos a serem ofertados de acordo com as competências; conhecer a necessidade de cursos mais técnicos ou comportamentais a serem desenvolvidos; saber as demandas da empresa em relação à formação profissional de sua equipe e planejar com mais efetividade as ações da área de Educação Corporativa.
4º passo. Esse passo diz respeito a separar o “joio do trigo”, ou seja, direcionar os cursos por funções específicas dentro das áreas da empresa.
Em resumo você deve:
- Avaliar as necessidades do negócio;
- Conhecer as necessidades do treinando;
- Listar as competências a serem desenvolvidas;
- Identificar qual será a estratégia de desenvolvimento das competências.
Quer mais detalhes e exemplos de classificação? Acesse o link abaixo e faça o download do nosso artigo: