Antes de responder a essa pergunta, vamos pensar juntos. As pessoas são iguais? Elas aprendem da mesma maneira? Então, porque os treinamentos corporativos devem ser iguais?
Vou compartilhar duas histórias para que você entenda porque não podemos fazer sempre a mesma coisa e treinar equipes exatamente da mesma forma.
Método de aprendizado diversificado
Um cliente do segmento de calçados nos procurou para formatar um treinamento para a sua equipe operacional, o conhecido “chão de fábrica”.
A primeira pergunta que nos vem à cabeça é: como levar a informação a essas pessoas? De que forma ela será melhor absorvida?
O objetivo de um treinamento corporativo é disseminar o conhecimento e, principalmente, fazê-lo valer na prática, não é mesmo? Isso pode ser traduzido em melhores resultados, redução no índice de erros e por aí vai.
O passo inicial para esse trabalho foi mapear detalhadamente as informações. Estudamos métodos de aprendizagem que nos ajudassem a atingir esse objetivo. Vídeos, histórias, dinâmicas de associações e até mesmo um pouco de informação lúdica foram utilizados na elaboração dos materiais.
Tudo isso nos ajudou a formatar o treinamento e tornou o objetivo final possível: os colaboradores realmente aprenderam e colocaram em prática o conhecimento recebido.
Treinamentos para quem “já sabe”: a missão
Um dos maiores desafios do treinamento corporativo é treinar quem já sabe, ou pelo menos “acha” que sabe, mas não aplica o conhecimento no dia a dia.
Treinar funcionário antigo de casa é mais complicado do que treinar novatos. Quer um exemplo?
Um cliente na área de consórcios queria reforçar o conhecimento de seus vendedores pontuando práticas que nem sempre são aplicadas, mas que interferem diretamente no resultado em vendas.
Para estimular a equipe, desenvolvemos um treinamento corporativo com a temática futebol. Fizemos isso como forma de dar um recado: para entrar nesse time é preciso ser campeão.
Enviamos cartas de convocação aos melhores jogadores/vendedores para convidá-los a fazer parte do time de campeões. A ideia era falar de outra forma sobre coisas que eles já deveriam saber de cor e salteado. Mas antes de propor um treinamento de forma prática era preciso ganhar o interesse dessas pessoas, daí a necessidade de se fazer uma campanha inicial.
Tudo diferente
Viu como treinamentos corporativos não podem ser iguais? Não só pelas temáticas, abordagens e objetivos, mas porque as pessoas, por não serem iguais, têm expectativas diferentes e formas de absorver o conteúdo também diferentes.
As empresas só terão sucesso em seus treinamentos corporativos se compreenderem essas particularidades. Caso contrário, terão sempre mais um treinamento e pouco resultado efetivo.
Treinar é um assunto sério. É um investimento valioso para o negócio.
Vejo empresas investindo em propagandas, reformas de prédio com estruturas caríssimas e investindo pouco ou nada no que realmente faz toda a diferença: as pessoas. É por isso que muitos negócios não vão para frente.
Para finalizar, uma frase que gosto muito: “quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!”
Pense nisso!
Daniela Luiz, administradora de empresas e redatora de manuais técnicos | Didáctica – Educação e Conhecimento.