Avaliar para motivar

Didáctica | Avaliar para motivar

Um dos grandes desafios de um gestor é motivar sua equipe, mantendo-a engajada. Estamos rodeados pela constante insatisfação,  pelo medo de falhar, pela insegurança,pelo  desemprego e pelas inúmeras outras coisas que sugam as energias e diminuem o desempenho do profissional.

O diferencial de um líder (aquele que tem interesse em motivar sua equipe) é a empatia. Esse profissional não tem medo de se colocar no lugar do funcionário e perguntar (assim como no jingle do Pão de Açúcar) “o que faz você feliz?”.

Nem sempre o colaborador está à procura de aumento salarial. Muitas vezes, o que ele busca é o reconhecimento pelo trabalho executado ou um simples elogio pelo bom desempenho.

A maneira mais adequada para reconhecer o desempenho e motivar o colaborador é avaliando sua atuação na empresa.

 

Mas, como avaliar e motivar minha equipe?

 

Antes de mais nada, o gestor precisa analisar a cultura da empresa e ver se ela está apta a receber esse tipo de processo, evitando assim o famoso tiro no pé.

Um exemplo. Em uma avaliação 360 graus, cada membro da empresa avalia o outro e a si mesmo até “fechar” o círculo. O que temos são pessoas avaliando pessoas, portanto, existe a possibilidade de falhas. Outro fator, os funcionários querem um feedback. O gestor está preparado para lidar com as consequências disso?

Situações devidamente avaliadas, é hora de colocar em prática. Existem inúmeras teorias e bibliografias excelentes que tratam sobre o assunto.

Escolha a que mais se adequar à realidade de sua empresa e de seus colaboradores e aplique. Dê feedback aos funcionários que se desempenharam bem. Reconheça com um elogio ou premiação. Motive-os.

Lembre-se, a relação entre a avaliação de resultados e a motivação é cíclica. O funcionário motivado tem bom desempenho, consequentemente, o funcionário desmotivado não.

Aplique-se em realizar este processo constantemente. Comunique-se com seus funcionários, eles mesmos dirão quais são as suas necessidades e as suas expectativas.

E aí, vamos colocar a mão na massa?

Nós da Didáctica estamos dispostos à ajudá-lo nisso!