Afinal, o que é LMS?

As organizações vêm investindo cada vez mais em seus colaboradores, a fim de atrai-los e desenvolvê-los para que aumentem seu desempenho profissional. Para isso, é preciso focar em ações de engajamento, uma vez que o setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) tem grande responsabilidade na capacitação dos colaboradores de sua empresa.

Quando falamos em T&D, nos vem à mente diversos métodos e ferramentas que otimizam a educação corporativa. Hoje, falaremos a respeito da plataforma LMS.

A plataforma LMS (Learning Management System/Sistema de Gestão de Aprendizagem) pode ser descrita como um sistema de software baseado em servidor, usado para gerenciar os conteúdos de e-learning e a aprendizagem de alunos.

Muitas empresas que proporcionam capacitações aos seus colaboradores estão utilizando LMS como um ponto importante de acesso para seus cursos EAD – a chave de execução do método “anytime, anywhere” (a qualquer momento, em qualquer lugar).

As atribuições da ferramenta são amplas e geram uma maximização da satisfação de quem planeja o projeto de aprendizagem e de quem o realiza.

São elas:

  • Estrutura – centraliza e organiza o sistema de aprendizagem, permitindo acesso eficiente durante a navegação do colaborador;
  • Segurança – protege contra o acesso não autorizado, conforme as regras da empresa;
  • Entrega – otimizada, já que pode ser feita de acordo com a função de cada colaborador e as necessidades da companhia;
  • Interação – proporciona ao aluno uma melhor comunicação e entendimento do conteúdo por meio das ferramentas do LMS (por exemplo, conteúdo SCORM, FÓRUM, CHAT, entre outras);
  • Avaliação – administra, coleta, rastreia e armazena dados e resultados de avaliações dos treinandos;
  • Acompanhamento – monitora dados do aluno e seu progresso dentro do curso e sua evolução na trilha de aprendizagem;
  • Relatórios – apresentam informações aos administradores/gestores sobre seus alunos e seus cursos;
  • Personalização – configura interfaces e recursos para coincidir com as preferências pessoais e com as necessidades organizacionais e de aprendizagem.

Dentre as melhores opções de LMS para educação corporativa do mercado brasileiro, destacamos o Clickmobead. Um sistema de fácil gestão e acesso intuitivo dos alunos. É possível conhecê-lo melhor por meio de um teste grátis por 15 dias. Acesse: www.clickmob.com.br.

Fique por dentro do nosso Blog, sempre o atualizamos com informações, conteúdos e dicas do mundo da educação corporativa. Até mais!

Referência: Choosing a Learning Management System – Advanced Distributed Learning (ADL) Initiative | Peter Berking and Shane Gallagher | 4 November 2016