6 formas de diminuir custos com desenvolvimento de conteúdo didático

6 formas de diminuir custos com desenvolvimento de conteúdos didáticos | Didáctica

Diminuir custos com produção de conteúdo didático é a sua principal necessidade? A Diretoria da empresa está achando muito alto os custos para o desenvolvimento de conteúdos para compor a Universidade Corporativa da empresa? Então, diga a eles que já é possível promover o conhecimento sem gastar muito!

Por Daniela Luiz *

 

Tem recursos didáticos que – de fato – exigem mais do “bolso”, mas é possível diminuir custos com recursos que são tão eficientes quanto e custam muito pouco.

Quer ver só?

 

1º passo – Vídeo de boas-vindas

Você, gestor da área de T&D, deve ter um celular com câmera ou, então, uma máquina fotográfica que tem essa função, certo? Muito bem! Se tem, já “pulamos” algumas casas. Diminuir custos é o objetivo, não é mesmo?

Com esse recurso, você pode gravar os vídeos de boas-vindas dos gerentes da empresa, por exemplo, e disponibilizar esse material em uma plataforma LMS. De um jeito bem simples, você não só otimiza o tempo dessa equipe num processo de integração, como também, faz muito com bem pouco dinheiro e tempo.

 

2º passo – Slides explicativos

Outra dica super legal é integrar à plataforma LMS da sua empresa slides de apresentação da companhia, da área ou dos departamentos. Fazendo uso de um template oficial, você padroniza o que está apresentando e ainda permite que as atualizações, se necessárias, sejam feitas de forma bem mais fácil.

Pronto! Vinculando esses arquivos ao ambiente de ensino, você já disponibiliza conteúdos simples, práticos e eficientes para todos os níveis da companhia e o melhor disso tudo, sem gastar muito.

 

3º passo – Avaliações de Conhecimento

Deu um treinamento presencial para a equipe de vendas? Muito bom! Agora o que você acha de aplicar uma avaliação de conhecimento direto na plataforma LMS? Boa ideia, né?

Incorporando essa avaliação nessas ferramentas, você já tem de imediato o resultado da avaliação e o percentual de conhecimento absorvido pela equipe. Mais um jeito de promover o conhecimento de forma simples e reduzir custos de produção de conteúdos.

Teste essa funcionalidade em sua plataforma!

 

4º passo – Artigos, vídeos, matérias etc. etc. etc.

Você já pesquisou no Google sobre um determinado assunto, certo? Certamente, já pesquisou, também, assuntos relacionados ao interesse da companhia, não é? Então, porque não compartilhar todas as pesquisas com os demais colaboradores e, com isso, generalizar o conhecimento?

Desde que citando a fonte e mencionando o link (não vai se apropriar de algo que não é seu, ok?).

Você pode (e deve) compartilhar informações, artigos, matérias, vídeos e tudo mais que for relevante para o time e para a companhia como um todo.

Tá aí, mais um jeito fácil de gerar conteúdo e multiplicar conhecimento!

 

5º passo – Entreter, jogar, desafiar…

Eita!? Por que não? Você já deve ter jogado UNO, Máster, Banco Imobiliário, Detetive e vários outros jogos na sua adolescência, né? Então, porque não voltar no tempo e usar esses mesmos recursos para disseminar o conhecimento?

Olha só: pega o jogo Máster, por exemplo, e dentre as várias perguntas que já contém no jogo, insira outras relacionadas ao que você quer treinar com a sua equipe. Sei lá, algo como técnicas de vendas; conhecimento técnico sobre um determinado produto; use a imaginação. Você vai ver como é possível, de uma maneira bem legal, entreter e ensinar.

 

6º passo – Grave a sua tela e dê o seu recado!

Para fechar as dicas de hoje, outra sugestão para desenvolver conteúdos didáticos sem gastar muito é “gravando” as telas do seu computador (que contenha PowerPoint explicativos, telas de programas etc.) e também a sua explicação.

Isso é possível e gerará um conteúdo incrível para você disponibilizar para os colaboradores da sua empresa. Existem vários programas próprios para isso. É só pesquisar lá no Google e escolher aquele com o qual você mais se identifica.

 

Bom, ficamos por aqui, mas acompanhe o nosso Blog e fique por dentro das nossas dicas e informações.

Vejo você por aí, até mais!

 

Daniela Luiz é especialista em gestão de conhecimento e sócia-diretora da Didáctica –  Educação e conhecimento. É coautora de diversos livros, entre manuais, guias e treinamentos, cursos online e videotreinamentos.