Treinamento corporativo: 3 tendências para o segundo semestre

Com os novos hábitos de consumo de conteúdo propostos pela transformação digital, algumas tendências foram identificadas quando o assunto é treinamento corporativo.

Além de melhorar a eficácia das ações de desenvolvimento, integrar essas tendências às estratégias pode alavancar os resultados por meio de um maior engajamento e interatividade por parte dos treinandos.

Confira, no post de hoje, três tendências específicas para treinamento corporativo para potencializar o sucesso das suas ações.

Vantagens do treinamento corporativo

Antes de apresentarmos as tendências, queremos saber: você conhece as vantagens de investir em treinamentos?

Existem diversas razões para as empresas priorizarem o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Ter treinamentos bem estruturados aumentam significativamente o engajamento ao mesmo tempo em que preenchem lacunas de habilidades identificadas por líderes e gestores.

Além disso, eles ajudam a alinhar estratégias, promovem o fortalecimento da cultura empresarial e garantem um ponto sólido de encontro entre as motivações dos colaboradores e as necessidades da empresa.

Tendências para treinamento corporativo

Microlearning

O microlearning – em português, micro aprendizado – é um modelo de aprendizado já conhecido, mas que segue se consolidando e se reforça como uma das tendências para o treinamento corporativo.

Essa é uma metodologia que entrega ao treinando conteúdos objetivos e fragmentados em pequenas doses. Dessa forma, é possível direcionar foco e atenção à mensagem, que é transmitida de maneira concisa e direta, facilitando a retenção de informações e otimizando o aprendizado.

Umas das técnicas de microlearning que trabalhamos na Didáctica é o Pocket Learning. Com ela, é possível compartilhar pequenas doses de conhecimento em um tempo reduzido, sem perder a integridade do conteúdo. Os conteúdos fazem parte dos Originais Didáctica, cursos prontos que podem ser personalizados para as empresas.

Blended Learning

O Blended Learning – ou aprendizado híbrido – é uma tendência por conta das possibilidades que oferece ao aplicar o melhor do ensino presencial e do online nos treinamentos corporativos. Porém, hoje nós vamos um pouco mais além desses cenários!

Aqui na Didáctica, acreditamos que esse modelo não se limita à mescla das modalidades física e presencial, mas alcança todas as variedades de formatos de conteúdos que elas oferecem. Por isso, ir além é trabalhar com múltiplas mídias, apostando nos diversos recursos que estão disponíveis.

A tendência, portanto, tem a ver com promover experiências diversificadas e completas de aprendizado. O desafio é aproximar pessoas mesclando recursos e modalidades de ensino.

Personalização de conteúdo

Na Didáctica, nós acreditamos que tudo que é adequado ao contexto e à realidade do cliente e do treinando torna o aprendizado mais simples, mais fácil e mais engajador. Não há nada pior do que conteúdos genéricos quando o objetivo é retenção de conhecimento.

E nos orgulhamos em dizer que a personalização de conteúdo é um ponto forte da nossa empresa. Nos últimos anos, educamos milhares de pessoas pelo Brasil, sempre com um conteúdo com linguagem adequada ao estilo do público e à estratégia da empresa. Teria como não ser um sucesso?

São vários os fatores que caracterizam um público e por isso é importante ter uma empresa que entende do assunto te apoiando na criação de um curso ou treinamento envolvente para os times. Para quem busca desenvolver várias produções a longo prazo, temos o nosso “Laboratório de Educação“. Já para quem busca um conteúdos totalmente personalizado temos a forma de criar “Do seu jeito“.


Nos últimos anos, o digital ganhou muito espaço nas empresas e os treinamentos corporativos seguiram a mesma tendência. Porém, com o passar do tempo, cada vez mais organizações estão voltando sua ações para a modalidade presencial.

Com essas tendências para o treinamento corporativo em 2024, o que você precisa saber é: há espaço para fazer diferente!

Por isso, ressignifique as experiências de aprendizado do seu público interno e promova vivências completas para que o aprendizado de fato se consolide.