Os jogos aplicados no treinamento corporativo, seja por meio de recursos físicos ou digitais, aumentam a motivação e tornam mais lúdico o processo de ensino e aprendizagem promovido pelas empresas.
Eles oferecem diversas vantagens e contribuem muito para o sucesso dessas iniciativas educacionais, já que permitem transformar a abordagem de temas que, em outros formatos, poderiam receber uma percepção negativa por parte dos colaboradores.
Como explicamos, esse recurso pode estar presente em treinamentos presenciais, reforçando conteúdos apresentados, mas também em ambientes digitais. É o que chamamos de gamificação.
O que é a gamificação?
A gamificação é um recurso lúdico que usa tecnologias e inovações dos jogos para tornar a experiência de aprendizagem ainda mais realista e completa.
É uma ferramenta que facilita a adesão e incentiva o comprometimento com os treinamentos corporativos justamente por conta do processo de jogabilidade: passar de fase, pontuar ao realizar atividades superar desafios, etc.
Mas não se engane! Embora tenha uma proposta mais lúdica, não significa que não é eficaz para o público adulto. Isso porque a experiência do game vai muito além dos recursos visuais.
3 vantagens da gamificação
1. Retenção do conhecimento
A primeira vantagem é retenção de conhecimento. A gamificação transforma positivamente a experiência de aprendizado, incentivando os colaboradores por meio de desafios, recompensas e competições que tornam o processo mais dinâmico e envolvente.
Ela cria um ambiente propício para a absorção de conteúdo de maneira leve e criativa. Com uma abordagem que inclui elementos de diversão e descontração, os treinamentos deixam de ser percebidos como atividades tediosas e monótonas.
Além disso, é possível aplicar o conhecimento adquirido no contexto corporativo, promovendo um aprendizado contínuo e significativo.
2. Fortalecimento do relacionamento interno
Pensando no relacionamento interno, a gamificação também é uma ferramenta aliada. Ao introduzir desafios, recompensas e competições, ela não apenas estimula a participação ativa, mas fomenta uma cultura de feedback entre os times.
Essa abordagem dinâmica não se limita a uma motivação individual, já que promove interatividade e trocas significativas de conhecimento entre equipes, incentivando a colaboração e a co-criação.
Com a gamificação, as empresas transformam o ambiente de trabalho em um espaço colaborativo e motivador, fortalecendo seus laços internos e ampliando as oportunidades para o crescimento conjunto.
3. Reforço da cultura organizacional
A terceira e importantíssima vantagem está relacionada à cultura organizacional, uma vez que, ao apostar na gamificação, os princípios e valores da empresa podem ser transmitidos juntamente ao conteúdo, de maneira envolvente, leve e eficaz.
Todo esse processo lúdico de aprendizagem e desenvolvimento tem papel fundamental para engajar os colaboradores, mas especialmente para fortalecer a sensação de pertencimento.
Por consequência, empresas melhoram a retenção de talentos e ainda cultivam um ambiente de trabalho colaborativo e alinhado com seus princípios e objetivos estratégicos.
Potencialize os resultados da sua empresa por meio das vantagens da gamificação de conteúdo. Junte-se à Didáctica e inicie uma jornada de transformação da aprendizagem corporativa!