Sabemos que, principalmente com o avanço da tecnologia, as organizações e seus colaboradores evoluem, não é mesmo? Com isso, determinar o que essa evolução significa para a cultura da sua empresa é fundamental. Pergunte a si mesmo: o que meus funcionários querem? O que eles precisam? O que posso fazer para ajudá-los?
Em 2017, A Gallup Poll, que é uma empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, realizou um estudo sobre o que o empregado busca ao trabalhar. Como já era de se esperar, concluíram que a maioria trabalha não só porque é seu dever, obrigação, ou ainda por precisar do dinheiro, mas sim porque sua carreira é parte integrante da sua vida.
Com a transformação de pensamentos e valores empresariais, os trabalhadores estão procurando um treinador, e não apenas um chefe, pois querem se desenvolver, pessoal e profissionalmente e, para isso, precisam de ajuda. Infelizmente, a pesquisa da Gallup descobriu, ainda, que o modo como as organizações gerenciam o desempenho dos funcionários precisa passar por mudanças, além de que colaboradores de diversas empresas relataram que buscam um maior retorno de seus gestores, por exemplo:
- clareza e prioridades de trabalho;
- feedback e comunicação contínua;
- oportunidades para aprender e crescer;
- prestação de contas.
Outros dados preocupantes são:
- 30% dos funcionários concordam firmemente que seu gerente os envolve na definição de metas;
- 27% concordam firmemente que os comentários que recebem ajudam a melhorar seu trabalho;
- 22% concordam firmemente que seu desempenho é gerenciado de forma a motivá-los;
- 19% concordam firmemente que falaram com o gerente sobre os passos para alcançar seus objetivos.
Viu por que é importante o processo de avaliação de desempenho? Ao utilizá-lo, você consegue mensurar os resultados de seu colaborador, inclusive quando colocam em prática o que estudam em treinamentos corporativos e, assim, dar um feedback a ele, o que, com certeza, irá motivá-lo a continuar em desenvolvimento ou incentivá-lo a aprimorar habilidades que precisam ser melhoradas.
Promovendo este tipo de ação, você irá contribuir para que os dados preocupantes mencionados acima não sejam atribuídos ao seu negócio. Não seria ótimo saber que a maior parte da sua equipe, se não ela por completo, se sente engajada e inclusa nos planos e objetivos da empresa?
Confira abaixo algumas dicas básicas de como fazer isso com eficácia:
- Analise periodicamente os resultados obtidos pela sua equipe, além do compromisso que todos mantêm com sua empresa;
- Detecte os problemas a serem solucionados e quais atitudes devem ser tomadas para que isso ocorra;
- Verifique o grau de motivação da equipe para que possa manter a produtividade da empresa;
- Identifique as necessidades de seus colaboradores para que possa investir e proporcionar treinamentos e capacitações para o desenvolvimento de habilidades;
- Entreviste sua equipe, individualmente e com frequência, para avaliar a evolução de cada um.
Enfim, diversas atitudes que farão a diferença no crescimento do seu negócio.
Sabe quando não estamos nos sentindo muito bem, mas também não sabemos definir os sintomas? Vamos ao médico e fazemos uma bateria de exames, certo? Sua empresa deve seguir o mesmo caminho. Portanto, se tem algo de errado, é preciso saber o que está acontecendo e como solucionar o problema. Mas se sua empresa está indo muito bem, mesmo assim, é preciso fazer alguns “exames de rotina”, para evitar imprevistos e continuar evoluindo.
Referências:
http://news.gallup.com/opinion/gallup/220478/why-performance-development-wins-workplace.aspx