Você tem problema para treinar a sua rede de franquias? Os custos estão altos para treinar as equipes? A rotatividade de pessoal é grande e, com isso, fica cada vez mais caro treinar a sua rede?
Veja os 6 passos para montar um programa EaD para a sua rede de franquias!
1º Passo – Avaliação Geral
Avalie com a sua equipe de consultores externos quais são os treinamentos mais dados para as equipes da franquia. Treinamento comercial? Operacional? Administrativo/Financeiro?
2º Passo – Avaliação de Conteúdo
Uma vez avaliados os treinamentos mais requisitados pelas Franquias, estude a melhor forma de disponibilizar essas informações a sua rede. Videotreinamento? PowerPoint orientado? Guias de Consulta? Livros didáticos? Jogos digitais? Jogos analógicos? Treinamentos interativos? Transmissões ao vivo? Treinamentos de aprendizagem híbrida?
3º Passo – Escolha da Plataforma
Definido os conhecimentos a serem transmitidos para as franquias, assim como os meios para tangibilizar esses conhecimentos, o próximo passo é avaliar a Plataforma de Ensino a Distância (LMS) que é mais adequada para a sua necessidade.
Dê preferência por Plataforma de Ensino que lhe dê condições de avaliar o desempenho de seus franqueados e, respectivamente, as suas equipes no que diz respeito a treinamento e desenvolvimento. Há plataformas que lhe permitem o gerenciamento por unidades, facilitando dessa forma a sua gestão por franquias.
4º Passo – Desenvolvimento das Trilhas de Conhecimento
Na própria plataforma de ensino, elabore a trilha do conhecimento que a franquia e a sua equipe deverá assistir para ter o conhecimento necessário. Veja o exemplo!
Perfil: Franqueado
1º encontro – Vídeo Institucional da Franquia
2º encontro – Vídeo do Presidente – Boas-Vindas à Universidade Corporativa
3º encontro – Programa de Treinamento da Universidade Corporativa
4º encontro – Curso online | Administração e Negócios
(…)
X encontro – Avaliação Final
Perfil: Comercial
1º encontro – Vídeo Institucional da Franquia
2º encontro – Vídeo do Presidente – Boas-Vindas à Universidade Corporativa
3º encontro – Programa de Treinamento da Universidade Corporativa
4º encontro – Curso online | Gestão Comercial
(…)
X encontro – Avaliação Final
Como você pode ver, alguns cursos, nesse exemplo, são comuns aos perfis, porém outros são mais específicos. Você, com um mesmo curso online ou vídeo, poderá formar trilhas do conhecimento e, com isso, treinar todos da franquia.
Além disso, você poderá realizar treinamentos ao vivo, através de sistemas de Webconferência. A plataforma realiza a gravação dessa conferência e, depois, você pode disponibilizá-la às franquias que não puderam ver ao vivo.
5º Passo – Acompanhamento Mensal
O próximo passo é realizar o acompanhamento mensal das Franquias. Através de relatórios, é possível acompanhar o desempenho dos ‘alunos’ e, com isso, indicar a franquia que ‘precisará’ turbinar o seu conhecimento sobre o negócio.
6º Passo – Avaliação dos Resultados Obtidos
Contra fatos, não há argumentos! Se durante esse acompanhamento você identificar franquias com problemas de vendas ou baixa produtividade, é só indicar a ela cursos e instruções que possam ajudá-las a melhorar os seus índices.
E para finalizar, não poderíamos deixar de citar a relação Custo x Benefício. Além de a Franqueadora economizar com viagens, traslados e tudo mais, a área de Operações terá condições de avaliar se as franquias estão ou não usufruindo do programa de treinamento de forma online, com informações precisas.
Mais segurança para o negócio!
E segurança é o que não falta em programas de treinamento EaD. Sabe por quê? Porque se algum colaborador da franquia sair da empresa, o acesso dele pode ser – automaticamente – bloqueado, não permitindo mais que ele tenha acesso às informações preciosas sobre o negócio.
Melhor do que um material impresso que pode se perder, você não acha?
Como você pode ver, 6 passos são o suficiente para você colocar em prática um programa de treinamento EaD em sua rede de Franquias.
Oferecer aos seus franqueados uma Universidade Corporativa sem grandes custos já é possível!
Nos vemos na próxima!
Daniela Luiz é especialista em gestão de conhecimento e sócio-diretora da Didáctica, empresa de soluções em educação e conhecimento. É coautora de diversos livros, entre manuais, guias e treinamentos, cursos online e videotreinamentos.